Publicidade Online: CPC vs CPM, qual a melhor opção?

Publicidade Online: CPC vs CPM, qual a melhor opção?

Primeiro que tudo, importa clarificar cada um destes termos que fazem parte da gíria dos meios de Publicidade Online. CPC significa “custo por clique” e traduz-se no preço que o anunciante paga cada vez que o seu anuncio é clicado, sendo que este só paga por cada clique que efetivamente conseguir, independentemente do número de impressões dos anúncios. Quanto ao CPM, este significa “custo por mil”, também utilizado nos media tradicionais, e, simplificando, corresponde ao valor que o anunciante paga para que o seu anúncio seja visto por 1000 pessoas, independentemente de estas clicarem ou não.

No caso de plataformas de Display Advertising ou Facebook Ads, por exemplo, esta escolha torna-se importante pois vai certamente mudar o impacto da campanha, e tudo deve ser pensado de acordo com os objetivos estabelecidos.

CPC, tem como principal vantagem o facto de que o anunciante só paga se o utilizador se revelar mesmo interessado no anuncio e clicar.

Vamos às desvantagens e vantagens de cada um. Começando pelo CPC - Custo por clique, este tem como principal vantagem o facto de que o anunciante só paga se o utilizador se revelar mesmo interessado no anúncio e clicar nele, fazendo com que, à partida, só paguemos por público verdadeiramente qualificado. No entanto, como desvantagem, este tipo de campanha leva a um custo maior para um alcance mais pequeno, quando comparado com o CPM, pois o clique terá um custo sempre muito variável e por vezes pode atingir valores algo elevados. Imaginando que o anúncio é visto por 20 pessoas e 10 delas clicam, o custo será muito elevado se tivermos apenas em conta o numero de pessoas alcançadas, pois desses 10 que clicaram, é quase certo que não resultarão 10 compras na nossa loja online, ou 10 visitas à loja, mas pode até acontecer! Assim é fundamental acompanhar ao pormenor os resultados deste tipo de campanhas e perceber se os cliques estão a trazer algum retorno.

CPM, tem a vantagem de, à partida, conseguir um alcance de público muito maior com o mesmo custo em relação a CPC, ou seja, mais pessoas veêm o anúncio.

Quanto ao CPM - Custo por Mil, nestas plataformas de Display e de Facebook Ads, este tipo de campanhas tem a vantagem de conseguir um alcance muito maior com o mesmo custo em relação a CPC, ou seja, há muito mais pessoas que (provavelmente) viram o nosso anúncio, pois estas plataformas cobram por cada impressão e têm todo o interesse em mostrar os anúncios ao máximo. No entanto, podemos estar a mostrar o anúncio a milhares de pessoas, sermos cobrados por isso, e nenhuma das pessoas se mostrar interessada na nossa empresa, sendo essa a desvantagem do CPM em relação ao CPC.

Assim, no caso de ter de optar por um destes modelos, tudo vai depender dos objetivos que tem para a sua marca. Caso estes sejam alta visibilidade e notoriedade, talvez seja melhor CPM, se por outro lado for eficácia e captar público verdadeiramente interessado a opção será CPC, mas deve ser sempre algo pensado e integrado nos restantes meios online da campanha em questão.

 

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