Saiba porque é que a sua marca deve estar no Pinterest
O Pinterest, tal como a própria rede social refere “é um lugar para descobrires ideias para todos os teus projetos e interesses, escolhidos a dedo por pessoas como tu."
O Pinterest, como rede social de partilha de fotos, vai buscar inspiração ao tradicional formato de quadro de ideias, onde os utilizadores podem partilhar e organizar por álbuns, as suas imagens e imagens na rede, tais como acessórios, passatempos, locais, entre outras. O utilizador tem ao seu dispor também a função de re-partilhar imagens de outros utilizadores, adicionando-as aos seus álbuns, assim como, comentar e gostar de imagens disponíveis na rede social.
As categorias que maior atividade apresentam no Pinterest são cozinha e receitas, saúde, diversão, moda e beleza, tecnologia e muito utilizada recentemente - “do it yourself”.
O website desta rede social, que apresenta um layout bastante acessível e que teve um rápido crescimento, foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.
Em Portugal, as redes sociais ligadas à imagem, que têm como objetivo colecionar imagens e boas ideias e não fãs ou amigos, como é o caso do Pinterest e do Instagram estão a conquistar cada vez mais utilizadores e é neste contexto que surgem as marcas. E porquê? Porque as empresas, as marcas e os produtos têm de estar e têm de comunicar, nas plataformas onde se encontra o seu público alvo.
O poder da rede social Pinterest para marcas e empresas é inquestionável e os resultados estão à vista, uma vez que, segundo dados da Shareaholic, esta rede gera mais tráfego do que o Google Plus, o Youtube e o LinkedIn em simultâneo, mesmo possuindo só 1% do número de contas que o Facebook detém, o Pinterest consegue gerar 13% do tráfego que o Facebook gera. Em apenas 3 anos conseguiu atingir 25 milhões de utilizadores. E se considerarmos o testemunho da marca Sephora, podemos afirmar que os seus fãs de Pinterest consomem 3 vezes mais do que os de Facebook.
Encontradas as vantagens desta rede social para empresas, convém refletir sobre as características do público ou dos utilizadores de Pinterest. Estes estão maioritariamente numa faixa etária entre os 25 e os 44 anos de idade e cerca de 87% são do sexo feminino.
Se a sua marca se direciona para este target, então apresenta-se aqui uma oportunidade de comunicação e promoção que poderá ser explorada de diversas formas, nomeadamente através de ofertas especiais às pessoas que fazem “pin” ao conteúdo em questão, associação a outras marcas ou parceiros de negócio com presença nesta rede, identificação de públicos com interesses e estilos semelhantes aos da marca e estabelecimento de contacto com esses mesmos utilizadores. Apresentar novidades e tendências que se destaquem da concorrência. Apelar à inspiração dos utilizadores na promoção de ideias e sugestões que remetam para o consumo de determinado produto e que fomentem o interesse de colecionar essas ideias. Explorar o envolvimento com os utilizadores através de iniciativas relacionadas com passatempos e entretenimento.
Quer aumentar a sua interação no Pinterest?
Então siga algumas dicas que potenciam o envolvimento dos utilizadores. Coloque um botão de Pinterest na home page do seu website e uma opção de partilha, nesta rede social, em imagens de produtos ou outras, disponíveis no seu website. Adicione links para o website nas descrições das imagens que publica no Pinterest. Utilize hastags que caracterizem os seus produtos, serviços e ideias de modo a facilitar as pesquisas dos utilizadores quando procuram por esses temas. Promova eventos. Crie galerias de vídeos. Utilize imagens fortes, criativas, coloridas e interessantes para mostrar o lado mais divertido da sua marca e aumentar o alcance. Aplique títulos marcantes e memorizáveis nos seus álbuns. Explore a utilização dos seus produtos e serviços em contextos da vida real para demonstrar o funcionamento dos mesmos.
Em resumo...
Marque presença
Se o seu target está no Pinterest, então a sua marca também aqui deve marcar posição.
Gere tráfego
Angarie novos utilizadores do Pinterest para o seu website e redirecione tráfego do website para o Pinterest tornando os utilizadores em embaixadores da sua marca nas redes sociais.
Potencie as vendas
Dê vida ao seus produtos, confira-lhes carácter emocional, humanize-os.
Crie envolvimento
Tenha uma postura ativa e participativa nesta rede social, comente e partilhe imagens relacionadas com a sua atividade de negócio, preferencialmente com um link para o seu website.