10 Dicas para mais Likes no Instagram! [INFOGRÁFICO]
Dispensando já apresentações, o Instagram é uma das redes sociais com o maior crescimento dos últimos anos e a tendência é para continuar neste sentido.
Recomendamos antes de tudo que a sua empresa se foque numa boa campanha de marketing digital porque o número de likes numa foto tem sido, cada vez mais, vista como uma métrica secundária e por isso o facto de "ter muitos likes" já não e uma prioridade para muitas empresas.
A interface apelativa de partilha de fotos e vídeos com filtros bonitos e fáceis de aplicar, assim como todo o seu lado social e de comunidade, levam o Instagram a ter já mais de 200 milhões de utilizadores e 15x mais de 'user engagement' que o Facebook, o que é um factor a ter muito em conta por marcas e empresas que tentam aproximar-se e envolver o seu público.
Boas fotos é o segredo do sucesso, pouco mais.
Boas fotos é o segredo do sucesso, pouco mais. Mas, com uma média de 60 milhões de fotos carregadas diariamente, o que faz com que algumas tenham melhores resultados do que outras?...
No infográfico que se segue, deixamos algumas dicas que as estatísticas nos dizem.
10 DICAS PARA + LIKES NAS FOTOS DO INSTAGRAM
1. +38% Likes em imagens com caras, e +32% comentários
- O ser humano é instintivamente atraído por rostos e há por isso uma tendência natural destes serem o foco de atenção em qualquer fotografia. A existência de uma cara na fotografia, retém muito mais o olhar, levando a pessoa a ligar-se mais e interpretar as expressões de quem ali está na foto. Por este motivo o envolvimento é, regra geral, muito maior.
2. +24% Likes em imagens claras/luminosas vs imagens escuras
- Imagens com boa luz e que permitam uma melhor perceção do espaço, elementos e pormenores da fotografia vão mais facilmente agarrar o olhar e o interesse do público quando comparadas com fotos mais escuras e onde é mais difícil perceber e interpretar o seu conteúdo.
3. +30% Envolvimento em marcas que mostrem consumidores reais a usar os produtos.
- Ver 'alguém como nós' a interagir com um produto que possivelmente nos interessa é muito mais relevante do uma simples imagem desse produto ou de um modelo contratado para dar a cara pela marca. As marcas devem ter isto em conta e dar cada vez mais destaque aos seus verdadeiros clientes e às suas experiências.
4. +6% Envolvimento ao Domingo (dia de maior uso) vs Quarta-feira (menor uso).
- Dados mostram que é ao Domingo que mais utilizadores navegam e utilizam o Instagram, sendo um dia de fim-de-semana, onde têm mais tempo para o lazer e para dedicar a passeios e outros acontecimentos que justifiquem carregar uma fotografia no Instagram. Assim, é tambem o número de pessoas a visualizar as nossas fotos e maior a probabilidade de likes e interações.
5. +29% Likes em fotos mais amplas vs planos fechados.
- As pessoas gostam de paisagens, contextos, cenários, e vários elementos a compor as fotografias. O típico 'close-up' de um detalhe de algo ou da cara de alguém, minimiza os pontos de interesse de uma fotografia, levando a que esta consiga menor atenção do público.