Que impacto têm os Posts Patrocinados do Facebook?
O recurso a posts patrocinados no Facebook, tem sido uma prática recorrente por muitas marcas com presença ativa nesta rede social. A verdade é que nos últimos anos temos vindo a assistir a uma significativa redução do alcance de posts orgânicos, que desde 2012 até à atualidade, já diminuiu em mais de 10%, o número de fãs alcançados por este tipo de publicações.
Pagar para ter maior visibilidade no feed de notícias era algo que as marcas não estavam à espera. A angariação de seguidores e interação dos mesmos, sempre foram os principais objetivos das páginas de Facebook das marcas, aliados à notoriedade e envolvimento que era proporcionado através da publicação de posts orgânicos.
Apesar disso, a publicação frequente de conteúdo de qualidade, nos períodos do dia em que o target se encontra online, ainda é uma boa estratégia para aumentar o alcance global e potenciar o envolvimento de fãs. Uma página que faça uma média de dois a três posts por dia obtém, evidentemente, melhores resultados de brand awareness do que aquelas páginas que fazem apenas um post diariamente ou até menos.
É fundamental o recurso a imagens e a vídeos para captar a atenção do utilizador, lançar questões que potenciem a interação, colocar Call to Action no caso das publicações que redirecionem para o website, de modo a fomentar o clique e ter em atenção aos períodos do dia em que a audiência se encontra maioritariamente presente na rede.
Mas a resposta que se pretende saber é se o investimento feito em posts patrocinados é efetivamente rentável, face aos resultados a alcançar e quais as vantagens deste tipo de posts?
A importância dos posts patrocinados, é inquestionável.
Local de visualização
O fato dos posts patrocinados aparecerem diretamente no feed de notícias do utilizador, já é por si uma razão de destaque que merece especial atenção.
Alcance
Uma vez que é pago, o alcance dos posts patrocinados é exponencialmente maior do que o orgânico, o que potencia o tráfego alcançado e consequentemente a probabilidade de conversões, visto que não só alcança os fãs da página de Facebook da marca em questão, como também os seus amigos e assim sucessivamente, dependendo do segmento definido para o post em questão.
Segmentação
Esta será certamente a maior vantagem dos posts patrocinados. Os critérios de segmentação que o Facebook proporciona para posts patrocinados são cada vez mais apurados, o que permite realizar desde uma simples segmentação apenas por género, idade ou zona geográfica, até uma segmentação mais afinada, baseada nos interesses ou no comportamento do utilizador.
Associação a campanhas ou promoções
Tirar partido da utilização de posts patrocinados associados a campanhas ou promoções da marca, é sempre um bom caminho a seguir. Os utilizadores estão naturalmente predispostos para aproveitar qualquer oportunidade comercial num contexto social e este fator aliado a uma boa segmentação da audiência a atingir traz bons resultados.
Métricas
A análise de resultados irá permitir retirar conclusões importantes acerca do funcionamento do post patrocinado e do seu impacto face ao objetivos definidos. É através deste recurso imprescindível, que será possível conhecer e perceber os comportamentos dos utilizadores face aos conteúdos promovidos de modo a aperfeiçoar novas abordagens através de posts patrocinados.
Os posts patrocinados são uma mais valia para qualquer página de Facebook e trazem melhores resultados, desde que realizados de forma planeada e estratégica e tirando o maior partido das vantagens atrás descritas.
De salientar que uma estratégia centrada exclusivamente em posts patrocinados não é vantajosa para qualquer marca. O Facebook é uma rede social de envolvimento que deverá ser explorada com um planeamento cuidado, que vise envolver os utilizadores, acarinhando-os e apelando às suas emoções, que promova o lado mais humano e funcional da marca, através dos diferentes recursos existentes, tal como aplicações, outros tipos de formatos de Facebook Ads existentes, entre outros.