Porque investir em Facebook Ads?
Vivemos na era digital. Não é surpresa para ninguém. As redes sociais passam a fazer parte do nosso quotidiano e acompanham as nossas vidas pessoais e, mais recentemente, profissionais.
A mãe das redes sociais continua a ser o Facebook, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Em Portugal, existem mais de 6 milhões de utilizadores ativos no Facebook, um número impressionante se tivermos em conta a dimensão populacional do país. No total, o Facebook já ultrapassou os 2,5 mil milhões de contas ativas.
(...) esta rede social já ultrapassou os 2,5 mil milhões de contas ativas (...)
Todos estão no Facebook. E é por isto mesmo que esta rede tem um valor imenso a ser explorado pelas empresas que poderão fazer crescer significativamente os seus negócios, com bastante retorno e com custos mais baixos que noutras plataformas.
Mas atenção, apesar da utilização do Facebook ser gratuita, tanto para indivíduos como empresas, o Facebook tem limitado cada vez mais o impacto destas últimas junto do seu público-alvo, se não existir qualquer investimento em publicidade.
Por exemplo, um post de uma marca chegará apenas a 5 ou 6% da sua comunidade de fãs. Em 1000 fãs da sua empresa, apenas 50 indivíduos se deparam com o post. Para maior alcance, terá de investir inevitavelmente.
Tenha em conta que, aliada a uma boa criação de conteúdos e interação com comunidades, é necessário algum investimento para que alcance mais potenciais clientes e que exista mais envolvimento com a marca.
Respondendo a perguntas como:
- Anúncios em facebook ads funcionam mesmo?
- Devo investir em Facebook Ads?
A publicidade paga no Facebook é uma das melhores formas de espalhar a sua marca pelo mundo. O Facebook funciona como uma ferramenta de scroll, de entretenimento e os utilizadores estão bem mais predispostos a serem abordados por novas empresas nesta plataforma.
(...) é uma das melhores formas de espalhar a sua marca pelo mundo.
Seguimos então para as vantagens de utilizar o Facebook Ads:
1. Todos utilizam o Facebook
Se existe, está no Facebook. Raras são as pessoas que, mesmo que não sejam ativas, não tenham criado uma página de Facebook. Estas mesmas pessoas, estão apenas a uns cliques de conhecerem as suas marcas.
Os dados mais recentes dizem-nos que 2.7 mil milhões de pessoas utilizam o Facebook mensalmente.
Fonte: Statista
Os números falam por si: é necessário apostar em publicidade no Facebook. A sua empresa falha a partir do momento que não está a apresentar os seus produtos ou serviços onde os clientes estão. Poderá mesmo optar por complementar publicações orgânicas com anúncios.
2. Preço
A grande questão é: quanto deve investir no Facebook Ads?
Como já mencionado anteriormente, embora os preços em Facebook Ads tenham vindo a aumentar, continuam a ser relativamente baixos tendo em conta o retorno que trazem. Estas campanhas asseguram que a sua mensagem chegue a muitas pessoas e poderão ser trabalhadas em duas modalidades:
- CPC: custo por clique, onde só paga por cada clique que os utilizadores fizerem no anúncio, ou por outras palavras, por cada pessoa que se mostre realmente interessada
- CPM: custo por milhar, em que paga um determinado valor, normalmente bastante baixo, por cada mil vezes que o anúncio é visto
A escolha entre estes dois modelos depende sempre muito dos objetivos que a marca terá a alcançar. À medida que os resultados vão sendo analisados, poderão ser ajustados, consoante os desejos da marca e as suas necessidades.
(...) Com 1€ por dia podemos chegar até 4000 pessoas que não nos iriam ver de outra forma.(...)
3. Capacidades de Segmentação do facebook
O Facebook permite ainda a criação de campanhas de anúncios altamente segmentadas por critérios demográficos, interesses, gostos e hábitos dos utilizadores. Não é surpreendente, visto que todos os utilizadores fornecem estes tipos de dados à rede social todos os dias. Estes indicam com grande rigor se certos utilizadores serão ou não potenciais clientes da nossa marca.
Esta ferramenta do Facebook permite criar campanhas muito eficazes. Campanhas bem trabalhadas e configuradas, por alguém experiente na matéria, têm a vantagem de apenas se dirigirem a pessoas verdadeiramente interessadas no que a marca tem para oferecer. Traz imenso retorno do investimento, mas mais uma vez, depende também do objetivo.
Segmentos Facebook : Demografia
Segmentos Facebook : Interesses
Segmentos Facebook : Comportamentos
O Facebook permite ainda criar as Lookalike Audience. Esta ferramenta traz uma audiência nova com base no perfil das pessoas que interagem e convertem com os nossos anúncios, expandindo o alcance dos anúncios para novos potenciais clientes.