Porque investir em Facebook Ads?

Porque investir em Facebook Ads?

Vivemos na era digital. Não é surpresa para ninguém. As redes sociais passam a fazer parte do nosso quotidiano e acompanham as nossas vidas pessoais e, mais recentemente, profissionais.

A mãe das redes sociais continua a ser o Facebook, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Em Portugal, existem mais de 6 milhões de utilizadores ativos no Facebook, um número impressionante se tivermos em conta a dimensão populacional do país. No total, o Facebook já ultrapassou os 2,5 mil milhões de contas ativas. 

 (...) esta rede social já ultrapassou os 2,5 mil milhões de contas ativas (...)

Todos estão no Facebook. E é por isto mesmo que esta rede tem um valor imenso a ser explorado pelas empresas que poderão fazer crescer significativamente os seus negócios, com bastante retorno e com custos mais baixos que noutras plataformas.

Mas atenção, apesar da utilização do Facebook ser gratuita, tanto para indivíduos como empresas, o Facebook tem limitado cada vez mais o impacto destas últimas junto do seu público-alvo, se não existir qualquer investimento em publicidade.

Por exemplo, um post de uma marca chegará apenas a 5 ou 6% da sua comunidade de fãs. Em 1000 fãs da sua empresa, apenas 50 indivíduos se deparam com o post. Para maior alcance, terá de investir inevitavelmente.

Tenha em conta que, aliada a uma boa criação de conteúdos e interação com comunidades, é necessário algum investimento para que alcance mais potenciais clientes e que exista mais envolvimento com a marca.

Respondendo a perguntas como:

  • Anúncios em facebook ads funcionam mesmo?
  • Devo investir em Facebook Ads? 

A publicidade paga no Facebook é uma das melhores formas de espalhar a sua marca pelo mundo. O Facebook funciona como uma ferramenta de scroll, de entretenimento e os utilizadores estão bem mais predispostos a serem abordados por novas empresas nesta plataforma.

(...) é uma das melhores formas de espalhar a sua marca pelo mundo.

Seguimos então para as vantagens de utilizar o Facebook Ads:


1. Todos utilizam o Facebook

Se existe, está no Facebook. Raras são as pessoas que, mesmo que não sejam ativas, não tenham criado uma página de Facebook. Estas mesmas pessoas, estão apenas a uns cliques de conhecerem as suas marcas. 

Os dados mais recentes dizem-nos que 2.7 mil milhões de pessoas utilizam o Facebook mensalmente.

Fonte: Statista

Os números falam por si: é necessário apostar em publicidade no Facebook. A sua empresa falha a partir do momento que não está a apresentar os seus produtos ou serviços onde os clientes estão. Poderá mesmo optar por complementar publicações orgânicas com anúncios.

2. Preço

A grande questão é: quanto deve investir no Facebook Ads?

Como já mencionado anteriormente, embora os preços em Facebook Ads tenham vindo a aumentar, continuam a ser relativamente baixos tendo em conta o retorno que trazem. Estas campanhas asseguram que a sua mensagem chegue a muitas pessoas e poderão ser trabalhadas em duas modalidades:

  • CPC: custo por clique, onde só paga por cada clique que os utilizadores fizerem no anúncio, ou por outras palavras, por cada pessoa que se mostre realmente interessada
  • CPM: custo por milhar, em que paga um determinado valor, normalmente bastante baixo, por cada mil vezes que o anúncio é visto

A escolha entre estes dois modelos depende sempre muito dos objetivos que a marca terá a alcançar. À medida que os resultados vão sendo analisados, poderão ser ajustados, consoante os desejos da marca e as suas necessidades.

(...) Com 1€ por dia podemos chegar até 4000 pessoas que não nos iriam ver de outra forma.(...)

3. Capacidades de Segmentação do facebook

O Facebook permite ainda a criação de campanhas de anúncios altamente segmentadas por critérios demográficos, interesses, gostos e hábitos dos utilizadores. Não é surpreendente, visto que todos os utilizadores fornecem estes tipos de dados à rede social todos os dias. Estes indicam com grande rigor se certos utilizadores serão ou não potenciais clientes da nossa marca.

Esta ferramenta do Facebook permite criar campanhas muito eficazes. Campanhas bem trabalhadas e configuradas, por alguém experiente na matéria, têm a vantagem de apenas se dirigirem a pessoas verdadeiramente interessadas no que a marca tem para oferecer. Traz imenso retorno do investimento, mas mais uma vez, depende também do objetivo.

 

Segmentos Facebook : Demografia

 

Segmentos Facebook : Interesses

Segmentos Facebook : Comportamentos

 

O Facebook permite ainda criar as Lookalike Audience.  Esta ferramenta traz uma audiência nova com base no perfil das pessoas que interagem e convertem com os nossos anúncios, expandindo o alcance dos anúncios para novos potenciais clientes.


Atenção: para uma boa segmentação é fundamental aliar uma boa mensagem, para cativar e envolver o target. Assim, de um clique vem a vontade de saber mais. Uma mensagem fraca pode condenar a campanha ao insucesso, por muito boa que seja a segmentação. Uma mensagem forte, com falhas na implementação, condena também qualquer campanha. 

Estas segmentações permitem custos por clique muito baixos com uma taxa de conversão maior:

Diferenças entre Google Ads e Facebook (Audiências e Lookalike)


Embora os anúncios em Google Ads sejam direcionados a alguém que já tenha a intenção de comprar, não nos podemos esquecer da quantidade de tempo que as pessoas passam nas redes sociais. Em 2019, a média seria de 144 minutos (Fonte: Statista). Por isso, as empresas têm a necessidade de estarem onde os seus clientes estão.

4. Remarketing

O Facebook Pixel é uma ferramenta de análise disponibilizada pelo Facebook que permite medir o sucesso das campanhas ao perceber as ações das pessoas tomadas no seu website.

Pode usar o pixel para:

  • Mostrar os anúncios às pessoas certas: Encontrar novos clientes ou mostrar anúncios a pessoas que já visitaram certas páginas do seu website.
  • Aumentar as vendas: Configurar campanhas para pessoas que são mais prováveis de realizar uma ação como por exemplo fazer uma compra.
  • Analisar o resultado dos anúncios: Compreender o impacto dos seus anúncios e medir o que acontece e/ou aconteceu depois das pessoas o terem visto.

Esta ferramenta aliada à criação de audiências, permite criar campanhas de remarketing altamente segmentadas.

Isto é, criar campanhas para um público que já interagiu com os seus posts, com uma publicação e que foi até ao website através desse mesmo post mas que, por motivos diversos, não converteu. 

(...) Em média, uma pessoa precisa de ver uma marca em algum lado entre 3 a 7 vezes até que faça finalmente uma ação.(...)

5. Análise de Resultados

Como analisar campanhas de facebook ads?

A plataforma permite a análise de resultados em tempo real, em qualquer instante, do decorrer da campanha. O número de pessoas que viu o anúncio, que clicou, que se ligou à marca ou não e muitas outras informações são disponibilizadas ao anunciante, incluindo os custos associados até ao momento de análise.

A qualquer altura pode alterar e melhorar certos aspetos da campanha, de acordo com o que observou na análise de resultados, para que continuadamente possa alcançar melhores resultados finais.

Conclusão

A publicidade no Facebook é essencial para expandir qualquer negócio. O seu alcance nesta rede social vai complementar qualquer estratégia de marketing digital, aumentando ainda o awareness da sua marca e atraindo mais potenciais clientes.

Embora os anúncios no Facebook sejam uma parte vital de qualquer estratégia de marketing digital, não se pode fechar os olhos a outras ferramentas essenciais, como por exemplo, o Google Ads.  Todas se complementam e juntas criam a estratégia mais forte de marketing digital.

As campanhas de Facebook Ads são uma excelente solução para conseguir resultados rápidos e a baixo custo. No entanto, necessitam de know how e trabalho profissional para melhores resultados. Se não tem know how suficiente ou se não consegue ter sucesso nas suas campanhas de Facebook Ads, fale connosco para que possamos fazer todo este trabalho por si com grandes resultados.

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