Como segmentar em Facebook Ads?
Facebook Ads é a plataforma de anúncios da rede social Facebook que tem no elevado poder de segmentação a sua maior vantagem, permitindo que, quando bem trabalhadas, as campanhas atinjam apenas pessoas que já sabemos estarem interessados naquilo que estamos a comunicar.
Isto acontece pois a segmentação é feita a partir de critérios demográficos, interesses, gostos , hábitos, e todo um conjunto de informação que os utilizadores já fornecem voluntariamente à rede social, permitindo-se assim ter um retrato muito detalhado de quem são e daquilo que os move e do que gostam efetivamente.
(...) a segmentação é feita a partir de critérios demográficos, interesses, gostos , hábitos, e todo a informação que os utilizadores já fornecem voluntariamente à rede social.
Assim, cabe do nosso lado, do lado da marca, saber identificar quem é verdadeiramente o seu target, quem é que é o cliente-tipo dos nossos produtos e serviços. Depois é “simples” (quando se tem experiência no que se está a fazer, claro), basta configurar as nossas campanhas de Facebook Ads para coincidirem com todos esses dados que sabemos sobre os nossos potenciais consumidores, e temos assim feita uma segmentação muito precisa e altamente dirigida para aqueles que provavelmente estarão mais interessados nos nossos produtos e serviços, levando a campanhas muito eficazes.
Mais recentemente, o Facebook lançou novas possibilidades de segmentação que vieram permitir campanhas ainda mais afinadas e eficientes. Actualmente, é possível criar e segmentar para Públicos Personalizados, onde destacamos 3 tipos principais:
- A partir de uma Base de Dados de emails que o cliente já tenha.
- Pessoas semelhantes àquelas que já 'Gostam' da página.
- Pessoas que visitaram ou fizeram uma ação no nosso Site. (Remarketing)
Qualquer uma destas 3 opções vai garantir que chegamos a um público realmente interessado e com tudo para se tornar cliente. Nos casos da Base de Dados e das Pessoas que Visitaram o Site, tratam-se de públicos que de alguma maneira já estiveram em contacto com a marca, mostraram interesse, e estão portanto mais susceptíveis de receber a nossa mensagem.
Quando nos dirigimos para um "Público Semelhante", estamos a supor que pessoas com exactamente as mesmas características e gostos daquelas que já nos seguem também se vão interessar pela nossa marca.
(...) a segmentação não é tudo, e é necessária a criação de uma boa mensagem, cativante, atrativa e adequada ao público