Análise de Presença Online
Veja se o seu site tem visibilidade e cumpre os objetivos propostos. Posição nos motores de busca, PageRank, Analytics, monitorização das redes sociais e muito mais.
Éfácil encontrar a sua marca? O que é que o seu público pesquisa ou deve pesquisar para o encontrar? Está a utilizar as palavras-chave certas para o atingir? Os utilizadores navegam facilmente no seu site e encontram o que procuram? Como está a interagir o público? Que opiniões partilham sobre a sua marca? O que faz a concorrência? Está a conseguir os resultados pretendidos?
Num mundo onde os utilizadores da Internet e os consumidores no geral querem tudo mais simples e mais rápido, é essencial que a sua presença online esteja totalmente de acordo com os hábitos e interesses do seu target.
Através da Análise de Presença Online tentamos avaliar se as suas páginas estão de facto a trazer resultados e a conseguir os objetivos a que se propõem. Num mundo onde os utilizadores da Internet e os consumidores no geral querem tudo mais simples e mais rápido, é essencial que a sua presença online esteja totalmente de acordo com os hábitos e interesses do seu target e consiga captar um utilizador que procure aquilo que o seu site ou empresa lhe pode oferecer. Estar nos primeiros resultados de motores de busca como o Google, Bing ou Sapo, é um dos fatores críticos de sucesso para o seu site, visto que, hoje em dia, é através deles que encontramos e acedemos tudo o que nos interessa. É nesta área que técnicas de Optimização para Motores de Busca (SEO) e de Marketing nos Motores de Busca (SEM) se tornam fundamentais, sendo portanto indispensável perceber qual o estado do seu website e de que forma pode ser optimizado para melhorar a sua reputação e visibilidade online.
Depois de assegurada a visibilidade do seu site, é importante perceber de que forma os utilizadores o experienciam e como navegam. O planeamento correto de todo a estrutura do site e do seu conteúdo é fulcral para garantir que o público vê o conteúdo que quer que ele veja, ou, se for o caso, que se registe no seu site ou que compre os produtos na sua loja online. Aqui, estudos de Usabilidade e de UX (user experience) podem levar a uma melhoria impressionante dos resultados do seu site e a um aumento da sua Taxa de Conversão.
É também importante perceber se o site tem conteúdo relevante e que o utilizador veja como algo de valor e através duma constante monitorização da sua marca e concorrência conseguimos conhecer melhor o seu público, os seus interesses, o querem saber quando procuram pelos seus serviços, a forma como interagem com a sua marca e o que dizem sobre ela na Internet, podendo assim saber a melhor maneira de o atingir e levá-los a tomar uma ação. Este acompanhamento do feedback por parte dos utilizadores e do nosso público-alvo, é especialmente importante nas redes sociais, onde um comentário sobre a nossa marca se pode espalhar por muita gente em pouco tempo, sendo então importante uma forte monitorização da nossa marca nas redes sociais, tendo como peça fundamental, os próprios canais da marca nestas redes.
Uma completa e cuidada Análise da Presença Online de uma marca é essencial para assegurar que beneficiamos de e exploramos o potencial da presença no meio digital.