É fácil encontrar a minha marca online?

É fácil encontrar a minha marca online?

Embora muitas vezes se pense que sim, ter um website ou uma página nas redes sociais não vai obrigatoriamente levar a que mais pessoas conheçam e encontrem a minha marca, nem que as minhas vendas vão aumentar. A internet está mais povoada que nunca e a concorrência é vasta em qualquer sector de actividade, logo, se se limitar a criar uma presença online e esperar que os resultados surjam, é garantido que dificilmente isso acontecerá pois a sua marca não é fácil de encontrar por parte do público-alvo, que se depara com um conjunto de outras empresas ou marcas que trabalham esta sua presença online e por isso surgem em vantagem em relação a quem não o faz.

 A internet está mais povoada que nunca e a concorrência é vasta em qualquer sector de actividade, logo, se se limitar a criar uma presença online e esperar que os resultados surjam, é garantido que dificilmente isso acontecerá

Para ter uma rápida noção sobre se é fácil ou não encontrar a sua marca, o melhor a fazer é colocar-se na pele dos seus 'consumidores-tipo', pensando e agindo como eles, e sentar-se na frente de um computador e pensar: “se eu precisasse de uma empresa que fizesse isto, de que forma e o que é que eu pesquisaria?”. Tente por momentos ser isento e pesquisar como um possível cliente que desconhece a sua marca por completo. O mais óbvio será entrar no motor de busca Google e pesquisar, por exemplo, “mecânico em lisboa”, caso possua uma oficina neste concelho. Onde surge o site da sua marca/loja? Na 1a página? Na 2ª? Não surge nas 10 primeiras? Estudos mostram que quase a totalidade dos utilizadores não passam da 2ª página de resultados e preferem redefinir a pesquisa a procurar pelas restantes páginas, por isso, caso não esteja nestas páginas, a tarefa de um potencial cliente o encontrar torna-se complicada.

Estudos mostram que quase a totalidade dos utilizadores não passam da 2ª página de resultados e preferem redefinir a pesquisa a procurar pelas restantes páginas

Vamos no entanto pensar que este potencial cliente já ouviu um amigo dizer que a “Oficina Lisboa” é a melhor do concelho, e então decide procurar especificamente por este estabelecimento. Ao efetuar uma pesquisa tão direta, o utilizador espera obter imediatamente nos primeiros 3 a 5 resultados aquilo que pesquisou para poder saber mais e dirigir-se ao local. Neste cenário, como se comporta a sua marca? Surge nos primeiros resultados? É fundamental que sim, e se isto não acontece, deve considerar seriamente investir na sua presença online, quer através de campanhas de publicidade no Google (Adwords) ou da otimização do seu site para motores de busca (SEO).

Consulte-nos e saiba como pode tornar a sua marca mais fácil de encontrar e assim captar mais clientes.

artigos relacionados » ver todos