É fácil encontrar a minha marca online?
Embora muitas vezes se pense que sim, ter um website ou uma página nas redes sociais não vai obrigatoriamente levar a que mais pessoas conheçam e encontrem a minha marca, nem que as minhas vendas vão aumentar. A internet está mais povoada que nunca e a concorrência é vasta em qualquer sector de actividade, logo, se se limitar a criar uma presença online e esperar que os resultados surjam, é garantido que dificilmente isso acontecerá pois a sua marca não é fácil de encontrar por parte do público-alvo, que se depara com um conjunto de outras empresas ou marcas que trabalham esta sua presença online e por isso surgem em vantagem em relação a quem não o faz.
A internet está mais povoada que nunca e a concorrência é vasta em qualquer sector de actividade, logo, se se limitar a criar uma presença online e esperar que os resultados surjam, é garantido que dificilmente isso acontecerá
Para ter uma rápida noção sobre se é fácil ou não encontrar a sua marca, o melhor a fazer é colocar-se na pele dos seus 'consumidores-tipo', pensando e agindo como eles, e sentar-se na frente de um computador e pensar: “se eu precisasse de uma empresa que fizesse isto, de que forma e o que é que eu pesquisaria?”. Tente por momentos ser isento e pesquisar como um possível cliente que desconhece a sua marca por completo. O mais óbvio será entrar no motor de busca Google e pesquisar, por exemplo, “mecânico em lisboa”, caso possua uma oficina neste concelho. Onde surge o site da sua marca/loja? Na 1a página? Na 2ª? Não surge nas 10 primeiras? Estudos mostram que quase a totalidade dos utilizadores não passam da 2ª página de resultados e preferem redefinir a pesquisa a procurar pelas restantes páginas, por isso, caso não esteja nestas páginas, a tarefa de um potencial cliente o encontrar torna-se complicada.
Estudos mostram que quase a totalidade dos utilizadores não passam da 2ª página de resultados e preferem redefinir a pesquisa a procurar pelas restantes páginas