Como saber a posição do meu site nos motores de busca?
A posição de um site na página de resultados de um motor de busca como o Google é um fator determinante para a visibilidade e alcance que este vai conseguir junto do seu público-alvo. Assim, torna-se essencial a otimização do site para motores de busca de forma a que este apareça o mais bem classificado possível para as pesquisas mais relevantes ao seu negócio. O ideal será, obviamente, aparecer nos primeiros resultados da primeira página quando o utilizador pesquisa algo muito relevante para o negócio do site, pois está provado que esses resultados obtêm cerca de 90% dos cliques.
No entanto, muitas vezes isso não é possível pois há um sem número de concorrentes a lutar para conseguir esses espaços nas primeiras páginas, o que provavelmente o leva a perguntar: “em que posição surge o meu site nos motores de busca?”. Pois bem, pode sempre ir avançando pelas paginas de resultados até que eventualmente o encontre, mas muitas das vezes essa busca pode tornar-se interminável visto que o Google apresenta milhares e milhares de resultados para quase todas as pesquisas, e por isso esta não será a melhor maneira de o fazer.