Como segmentar em Google Adwords?

Como segmentar em Google Adwords?

Google Adwords é uma plataforma de anúncios do motor de busca Google que permite colocar nas páginas de resultados de pesquisas anúncios altamente segmentados sendo uma excelente solução para conseguir resultados rápidos e com um investimento relativamente baixo.

A segmentação permite que os nossos anúncios sejam apenas mostrados a pessoas que efetivamente estão interessadas em assuntos relacionados com os nossos serviços ou produtos. 

Como referido, estes anúncios permitem uma grande segmentação, sendo esta talvez a sua maior vantagem ao permitir que os nossos anúncios sejam apenas mostrados a pessoas que efetivamente estão interessadas em assuntos relacionados com os nossos serviços ou produtos. Mas como é, ou deve ser, feita essa segmentação?

O fator essencial são as “palavras-chave”. Saber encontrar e definir as palavras-chave que melhor definem a nossa empresa e aquilo que ela faz, assim como de que forma os utilizadores pesquisam sobre isso, é grande parte do trabalho de uma campanha de adwords.

No processo de definição de palavras-chave, o nosso primeiro conselho é tentar definir a sua empresa em duas palavras, por exemplo “loja desporto”, e a partir daí, servindo-se de ferramentas que o próprio Google disponibiliza, reunir um conjunto de outras palavras altamente relacionadas com estes termos e que constituem as mais pesquisadas pelos utilizadores relativamente a esta área, como por exemplo, “loja de ténis”, “material desporto”, e muitas outras que podem ser mais ou menos óbvias mas que são as palavras que o público-alvo do seu negócio realmente usa quando precisa de algum produto ou serviço semelhante aos da sua empresa.


Devemos, de certo modo, por-nos na pele do consumidor e pensar: "se eu precisasse de uma empresa que fizesse ou vendesse isto, de que forma e o que é que eu pesquisaria?”.

Devemos, de certo modo, por-nos na pele do consumidor e pensar: "se eu precisasse de uma empresa que fizesse ou vendesse isto, de que forma e o que é que eu pesquisaria?”. Há que ser isento e tentar pensar nos mais variados termos que os utilizadores ( que podem não perceber muito do nosso negócio) vão utilizar para tentar encontrar empresas como a nossa.

Depois de reunido um bom grupo de palavras relevantes, podemos dizer que temos a nossa segmentação praticamente feita, pois estamos a dirigir-nos para, neste caso, 'interessados em artigos de loja de desporto', sendo portanto maior a probabilidade de clicarem no anúncio, conhecerem a loja e efetuarem uma compra.

Há no entanto um conjunto de outros fatores que devem ser pensados e trabalhados, como a Região onde vamos mostrar o anúncio, que poderá ser para todo o mundo, país ou para uma região ou cidade apenas, dependendo do que fizer mais sentido para o seu negócio; o Período de tempo e Horário em que o anúncio vai ser mostrado e um conjunto de outras condicionantes.

O Google tem tentando cada vez mais simplificar o processo de campanhas Google Adwords, tentando que este seja acessível para qualquer pessoa, mas a verdade é que este continua ainda, sem dúvida, a exigir os conhecimentos de um profissional experiente que saberá otimizar e configurar todos os fatores para criar as melhores e mais eficazes campanhas para a sua marca, levando a um retorno muito maior do investimento que certamente não acontece se estas forem geridas por alguém sem experiência.

Fale connosco e comece já a aumentar as suas vendas.

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