Quanto tempo preciso para ter uma Presença forte online?

Quanto tempo preciso para ter uma Presença forte online?

A dinamização da presença online de uma marca é um processo do qual não se podem esperar resultados imediatos. Para conseguir dar visibilidade e estabelecer uma marca nos meios digitais é necessário o planeamento e a estruturação de uma estratégia coerente que englobe um conjunto de canais e ferramentas de forma integrada e dirigidas para um mesmo objetivo.

Logo, não é possível estabelecer um prazo para o conseguir, no entanto podemos dizer que, caso tudo seja bem planeado e executado, de preferência por profissionais, um período de 6 meses é o mínimo aceitável para a consolidação de uma presença online, contemplando para isto todas as etapas fundamentais deste processo:

  • baseline (análise do ponto de partida),
  • benchmark (análise da concorrência)
  • definição de objetivos (realistas e mensuráveis)
  • estratégia (como alcançar os objetivos tendo em conta as análises prévias)
  • planeamento (estrutura e definição temporal das ações pensadas no passo anterior)
  • implementação (execução efetiva do planeamento)
  • análise dos primeiros resultados
  • otimização e melhoria constante

O último ponto reflete um dos aspetos fundamentais de estar online, que é o facto de nunca podermos descurar a nossa presença e simplesmente deixar de trabalhá-la por acharmos que já é forte o suficiente. É fundamental continuar a dinamizar e a melhorar pois não só o meio online está em constante crescimento e inovação, como as marcas (concorrentes ou não) investem cada vez mais nestes canais assim como também os consumidores vão gradualmente alterando os seus hábitos e interesses consoante as mudanças e avanços do mundo digital e da forma como as marcas se lhes dirigem através deste. Em pouco tempo, a nossa marca pode facilmente ser ultrapassada e tornar-se irrelevante se nada fizermos.

É fundamental continuar a dinamizar e a melhorar, pois não só o meio online está em constante crescimento e inovação, como as marcas investem cada vez mais e os próprios consumidores vão gradualmente alterando os seus hábitos e interesses.

Além disso, o continuo melhoramento e dinamização da presença, desde o primeiro dia que se entra 'no online', é mais um sinal para o exterior de uma marca forte, credível e empenhada, valores esses que rapidamente podem ser transportados para a imagem que o consumidor tem da marca, o que vai contribuir muito positivamente para que este decida experimentar os seus produtos ou serviços. Por outro lado, uma marca que revele uma presença desatualizada e pouco activa passará a imagem contrária e poderá perder a confiança do target.

Por fim, é também importante ter em conta que muitas das alterações que fazemos hoje apenas terão impacto daqui a alguns meses, nomeadamente quando falamos de questões de SEO - Otimização de um site para motores de busca, pelo que não nos resta senão esperar e continuar a trabalhar.

Consulte-nos e construa uma presença online forte para a sua marca, com uma estratégia clara, definida, e uma aposta nos meios que melhores resultados podem trazer tendo em conta o seu negócio o público a que se dirige.

artigos relacionados » ver todos