Como deve a minha marca falar nas Redes Sociais?

Como deve a minha marca falar nas Redes Sociais?

As Redes Sociais permitem às marcas, talvez acima de qualquer outro meio, aproximarem-se diariamente e cada vez mais dos seus consumidores, podendo procurar uma relação para além do aspeto comercial e mais num tom de 'amizade', mais despreocupado. No entanto, nem todas as marcas têm esse objetivo e algumas desejam manter uma relação séria e formal com os seus seguidores.

Porque cada caso é um caso, e cada marca é diferente da outra, não há uma regra definida para 'como falar nas Redes Sociais', no entanto, há várias linhas que normalmente devem ser seguidas no sentido de trabalhar positivamente a imagem da marca e criar boas relações com o público, daí ser essencial que este tipo de trabalho fique nas mãos de um profissional experiente.

Grande parte do trabalho é a análise prévia de todo o universo da marca, desde aquilo que ela é, o que faz e em que se destaca, à sua concorrência, mas, sobretudo, ao conhecimento aprofundado do público-alvo com quem vai comunicar.

Grande parte do trabalho é a análise prévia de todo o universo da marca, desde aquilo que ela é, o que faz e em que se destaca, à sua concorrência, mas, sobretudo, ao conhecimento aprofundado do público-alvo com quem vai comunicar. É fundamental saber com quem estamos a falar, quais os seus interesses, o que os move, o que não gostam, como comunicam e como esperam que comuniquemos...tudo isto obriga a alguma pesquisa para então depois podermos estabelecer uma personalidade forte e um tom e tipo de linguagem coerentes para a nossa marca.

Se a nossa marca for de artigos de surf, por exemplo, que promove a aventura e o lado radical das pessoas, não faz de todo sentido termos uma linguagem formal, ou um tom sério, mas antes, promover esse espírito e fortalecer os valores e imagem da marca junto do público, através de uma linguagem jovem, motivante e ao encontro do que é normal dentro do público-alvo que são os “surfistas”. No entanto, cair no exagero e tentar entrar e replicar demasiado aquilo que é a personalidade dos nossos consumidores pode também ser mal interpretado e prejudicar a marca. Há então que encontrar um equilíbrio adequado, criar uma relação boa, de envolvimento e proximidade, mas sabendo manter a distância entre marca/negócio e consumidor.

Há então que encontrar um equilíbrio adequado, criar uma relação boa, de envolvimento e proximidade, mas sabendo manter a distância entre marca/negócio e consumidor.

A gestão da presença nestes canais é muitas vezes vista, erradamente, como uma tarefa que pode ser entregue despreocupadamente a um qualquer estagiário da área de comunicação com um mínimo de conhecimentos informáticos na ótica de utilizador, no entanto, chamamos sempre à atenção de que é a identidade e credibilidade da marca/empresa que está em jogo e já são muitos os casos de estudo onde uma má gestão levou ao denegrir da marca e correspondente quebra nas vendas.

Como deve a sua marca falar nas redes sociais? Tudo depende da análise feita às características do seu público, tendo sempre em conta os objetivos que tem para a presença nestes canais.

Na Curiosidade temos já experiência na Gestão de Redes Sociais de várias marcas e eventos importantes, como o Rock in Rio. Consulte-nos e faça crescer a sua marca com uma boa presença nas Redes Sociais.

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