Como aparecer em primeiro no Google?

Como aparecer em primeiro no Google?

Aparecer em primeiro lugar no Google pode sem dúvida ser uma grande vantagem e ditar o sucesso do seu website, visto que 90% dos cliques acontecem nos primeiros links da 1ª página de resultados.

Cerca de 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados de pesquisa, no entanto é preciso verificar se estamos a aparecer em 1º para os termos e keywords que são realmente mais relevantes para a àrea de negócio ou de interesse do nosso website e do público-alvo, pois só assim poderemos retirar valor desta posição.

Como aparecer no google?

Existem várias formas de aparecer no Google seja através de:

  • Páginas de um website ou conteúdo de um blog;
  • Uma conta de Google My Business;
  • Snippets;
  • Landing pages com anúncios em Google Ads;

Para melhorar a posição de um website e tentar que este chegue aos primeiros resultados é fundamental apostar num trabalho de SEO – Otimização para Motores de Busca, de forma a tornar o site o mais relevante possível, aos olhos dos motores de busca, para as keywords pesquisadas pelos utilizadores interessados na área ou serviço que o nosso site aborda. 

 O SEO é um conjunto de acções com o objetivo de melhorar a posição de uma ou mais páginas de um website de forma a posicionamo-nos nos primeiros resultados dos motores de pesquisa para os termos utilizados pelos nossos utilizadores, este posicionamento aumenta a nossa visibilidade da marca, o tráfego no website e o aumento das nossas conversões.

Porque é que é importante aparecer na primeira página do Google?

As pesquisas no Google estão cada vez mais a ficar mais robustas com resultados locais, respostas às perguntas mais comuns e questões relacionadas. Basicamente existem muitas maneiras para se destacar e aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa.

Ao fazer o website da sua empresa se conseguir aparecer na primeira página do Google existe logo um aumento orgânico da taxa de cliques (CTR - Clickthrough rate) dependendo da posição em que aparece.


Fonte: smartinsights

 

Este gráfico mostra-nos que quem não aparece nos primeiros 10 resultados está a perder muitos cliques para o website.

É importante também perceber os diferentes objetivos em que ao aparecer em primeiro no google pode ajudar uma empresa a alcançar:

  • Melhorar a visibilidade

São mais de 63000 pesquisas por segundo que o Google recebe e conseguir um resultado na primeira página é equiparável a construir uma loja na rua mais movimentada da sua cidade. Quanto mais pessoas veem o seu website nos primeiros resultados ao pesquisar certos termos mais a sua marca vai ser reconhecida.

  • Geram-se mais leads

O objetivo principal vai ser sempre aparecer nas primeiras páginas para os termos que os seus clientes vão estar à procura. Ao fazer isto os consumidores que estão com intenção de comprar ou interagir com os seus serviços/produtos vão ter uma probabilidade maior de se converterem em leads e em consumidores para o seu negócio.

  • Aumenta a confiança e a autoridade dentro da indústria

Para conseguir aparecer na primeira página do Google é necessário criar conteúdo com qualidade e que a Google reconheça como algo que satisfaz as necessidades de quem está à procura, logo quem está nas primeiras posições acaba por ser reconhecido como pelo conteúdo que está a criar. Isto é algo que demora o seu tempo, mas o aumento de tráfego orgânico e a confiança que se ganham com os resultados valem a pena o investimento.

Agora que sabemos as vantagens de aparecer na primeira página de pesquisas do Google podemos responder à questão, Como aparecer em primeiro lugar no Google?

Como aparecer em primeiro nas pesquisas do google?

Aparecer no Google e mais importante, aparecer em primeiro no google, vai depender do ranking que a Google com a ajuda dos seus crawlers vai determinar para a nossa página, para isto a nossa página passa por uma análise e tendo em conta mais de 200 fatores vai ser posicionada de acordo com a relevância que tem para os utilizadores. 

Entre estes fatores existem alguns que se destacam:

  • Autoridade do site e da página: Quanto mais popular um website tiver mais importância será dada ao conteúdo do mesmo. Existem algumas ferramentas que nos dão uma ideia da autoridade dos nossos domínios (Domain Authority) como por exemplo este da Ahrefs.
  • Relevância do conteúdo: A questão dos Conteúdos e Produção dos mesmos será talvez a vertente mais importante de SEO, pois quantos mais conteúdos de qualidade e relevância o site tiver, mais importante este se torna, tanto para os motores de busca, como para os utilizadores que reconhecerão maior valor ao site e assim acabam por visitá-lo mais vezes. Produção de Conteúdos, bons conteúdos e atualizados frequentemente, é meio caminho para gradualmente subir nas páginas de resultados e aparecer mais vezes.
  • Experiência do utilizador: Este é um dos fatores mais importantes visto que se baseia na experiência do utilizador e da forma como ele interage com o nosso website e com o nosso conteúdo. Ter um website que carregue de forma rápida e está devidamente adaptado para os dispositivos móveis fazem parte de uma boa experiência do utilizador.

Existem duas divisões que se podem fazer entre todos estes fatores:

  • SEO On-Page

O SEO On-Page é tudo aquilo que podemos fazer a nível interno do nosso website ou loja online para nos ajudar a posicionar nos motores de busca.

  • SEO Off-Page

O SEO Off-Page são técnicas utilizadas fora do website que ajudam a melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa.

SEO On-Page

Uma boa estratégia de SEO on-page começa sempre com um planeamento das keywords(palavras-chaves) que devem ser utilizadas ao criar todo o conteúdo para o website.

Recomendamos que não utilizem palavras-chaves demasiadas generalistas porque são keywords muito competitivas e que atraem tráfego com menor qualidade e pouca probabilidade de converter.

Tanto em estratégias de SEO como em publicidade no Google Ads, convém sempre optar por usar termos específicos mais conhecidos por long-tail keywords.

Optem por usar Long-Tail Keywords!

As long-tail keywords são as palavras-chaves que geram mais tráfego e as que dão mais relevância ao nosso conteúdo. Por exemplo: "Agências de marketing” seria bastante generalista mas "Agência de marketing digital em Leiria” já seria uma keyword mais específica que iria gerar tráfego ao website com maior probabilidade de converter.

Em conjunto com as Long-Tail Keywords devemos utilizar também as LSI (Latent Semantic Indexing) keywords que são termos e variações de uma palavra chave principal. O Google e os outros motores busca reconhecem estas palavras e geram resultados de pesquisa mais relevantes e oferecem uma maior experiência e qualidade para os utilizadores.

Além das keywords, o conteúdo deve estar devidamente estruturado recorrendo aos cabeçalhos <h1>, <h2>, <h3>, o heading 1 é o mais importante e deve conter sempre a palavra-chave principal.

Devemos sempre definir uma title tag, uma meta description e sempre que possível criar links internos que encaminhem o utilizador para outras páginas do nosso website.

Utilizar imagens e vídeos é bastante importante porque enriquece a experiência do utilizador mas devemos ter em atenção o tamanho destes ficheiros para não porem em causa o tempo de carregamento das páginas.

Importante:

Cada vez mais devemos otimizar o nosso website para dispositivos móveis, um website responsive e o ideal porque se vai adaptar a qualquer ecrã.

A própria Google confirmou que vai deixar de indexar conteúdo que não esteja preparado para ser visto em mobile.

SEO Off-Page

Um dos fatores mais importantes a nível externo são os backlinks. Os backlinks são links em websites externos que levam os utilizadores para o nosso website.

  • Os links nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc influenciam muito este fator.
  • O e-mail marketing ainda é muito utilizado por bastantes empresas porque além de ainda ser importante investir nesta plataforma, a possibilidade de gerar mais conversões e divulgar os nosso conteúdos influenciam o SEO off-page.
  • Cada vez mais as empresas criam os seus próprios blogs e muitos utilizam estes blogs para referenciarem o seu conteúdo 
  • De forma a reforçar o estatuto de uma empresa ou de expert numa área podemos fazer os “guest articles” que são conteúdos escritos para outros websites onde conseguimos obter backlinks com alta qualidade.

SEO Local

Uma das estratégias menos conhecidas para conseguir alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google é otimizar o perfil do Google My Business.

Esta otimização quando bem executada permite que a sua empresa apareça nas primeiras posições para pessoas que estão à procura dos seus produtos ou serviços perto de si.

Por exemplo, no caso da Curiosidade Digital, caso alguém procure por uma agência de marketing digital em Peniche, nós seríamos a primeira posição nos resultados de pesquisa.

O que não se deve fazer em SEO?

Existem alguns fatores que são prejudiciais para o nosso website e para o nosso posicionamento nos resultados de pesquisa.

Os mais importantes são:

  • Keyword stuffing;
  • Cloaking;
  • Conteudo duplicado;
  • Website lento ou páginas que demoram muito tempo a carregar;
  • Ma experiência do utilizador;
  • Páginas que tem erros 404, 500, etc

Evitar os fatores negativos também fazem parte de uma boa otimização e devemos ter sempre atenção para não prejudicar o ranking do nosso website e das nossas páginas.

Conclusão

Ter um site na primeira página é fundamental para uma empresa e conseguir a primeira posição é um processo que demora o seu tempo mas que de certeza trará melhores resultados para a sua empresa.

Os motores de pesquisa e principalmente o Google estão constantemente a ser atualizados e alterar os critérios e os fatores que utilizam para posicionar as páginas nos resultados de pesquisa.

Sendo assim temos que estar em permanente atenção às tendências de pesquisa e perceber a melhor estratégia a utilizar no nosso website ou loja online de forma a aumentar e manter um bom posicionamento.

Um dos pontos fundamentais do SEO é que devemos sempre pensar primeiro nas pessoas para as quais estamos a comunicar e a mostrar o nosso conteúdo porque se o nosso conteúdo não for de qualidade e não satisfazer as necessidades dos nossos utilizadores não vamos conseguir posicionar-nos nas primeiras posições.

Contudo, por melhor que seja todo este trabalho de SEO, deve ter em conta que é impossível prometer que o site surja em primeiro, pois os motores de busca baseiam-se num vasto conjunto de fatores para classificar a relevância dos sites, sendo que muitos destes fatores são simplesmente desconhecidos e, para além disso, qualquer que seja a categoria do site, estaremos a lutar contra milhares de outros sites em constante otimização. 

Assim, aconselhamos a não se iludir quando um profissional de SEO lhe garantir categoricamente que consegue colocar o seu site em 1º lugar das pesquisas, pois isso não será à partida verdade. 

Este é um trabalho muito moroso, técnico e do qual não se pode esperar resultados imediatos, pelo que deve ser visto numa perspetiva de resultados a médio e longo prazo e que deve, impreterivelmente, ser entregue a uma equipa de profissionais especializados e experientes nesta área, que se optar pela Curiosidade começam com todo um trabalho de:

  • Pesquisa e investigação do site;
  • Pesquisa público-alvo e da concorrência;
  • Pesquisa de keywords

Após este trabalho de pesquisa elaboramos um planeamento sólido e coerente antes de passar à implementação e melhoria efetiva do website, sendo que este é um trabalho contínuo e que nunca se pode dar como verdadeiramente concluído.

Aconselhamos os nossos clientes que combinem uma estratégia de SEO com uma estratégia de publicidade seja em redes sociais ou no Google Ads porque quando combinadas conseguimos obter os melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

A Curiosidade é especialista em SEO – Otimização para Motores de Busca. Contacte-nos.

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