Rural Value
Nota: Este jogo já não se encontra online.
O cliente...
O Rural Value foi um conceito desenvolvido em conjunto entre a Curiosidade, a Biodroid e o Instituto Superior Técnico, contando ainda com o apoio da Liga para a Proteção da Natureza, não havendo formalmente um cliente, como noutros projetos.
A ideia de avançar com a criação do jogo surge em 2010, num momento em que as redes sociais cresciam a ritmo alucinante e todas as suas potencialidades estavam a mudar o dia-a-dia das pessoas. Um dos campos que mais se alterou foi o do Jogos, com o aparecimento do formato dos Jogos Sociais, onde um jogador, para ser o mais bem sucedido possível no jogo, deve recorrer à ajuda da sua comunidade de amigos, que possibilitará que este avance ou faça melhor pontuação.
Um dos maiores fenómenos neste campo foi o famoso FarmVille, em que o jogador ficava encarregue de gerir toda uma quinta, desde as árvores de fruto, vegetais, animais até às infraestruturas e ferramentas necessárias.
Neste projeto...
Foi a “loucura” em torno do FarmVille que serviu um pouco de inspiração ao desenvolvimento do RuralValue, que para além da vertente lúdica, procurava ter um lado pedagógico e mostrar um pouco do que é a atividade agrícola em Portugal, nomeadamente numa quinta alentejana.
O jogo, jogado a partir do Facebook, 'obrigava' a que o jogador aprendesse verdadeiras noções de agricultura, como os cuidados a que cada tipo de colheita obrigava, assim como as condições necessárias para a criação de bovinos, suínos e outros e, dependente do tudo isto, era fundamental saber gerir o investimento feito e conseguir rentabilizá-lo ao máximo, sem nunca descurar as preocupações ecológicas nem danificar de forma alguma a natureza em redor.
Neste trabalho conjunto entre Curiosidade, Biodroid e IST, coube-nos as tarefas de Programação e de Design da Arte do jogo.
Resultado Final...
Design e Desenvolvimento da Arte do Jogo
Esboços...
Assim, antes de mais, coube então à Curiosidade dar a cara a este jogo, o seu aspeto final e com o qual os utilizadores iriam interagir. De entre dezenas de esboços, o objetivo foi o de dar um aspeto o mais cativante e apelativo possível, vivo, animado, de forma a agarrar ao máximo a atenção do jogador, para quem o visual é sempre parte fulcral do jogo, talvez até mais que a própria mecânica de jogo.
Desenvolvimento...
Quanto à parte de programação, esta obrigou a muito trabalho dada a complexidade do jogo e a necessidade de simular um verdadeiro ambiente onde as colheitas e os animais deveriam ser tratados e reagir como na realidade e ainda colocar tudo isso em termos de investimento, compra, venda, retorno tal como se tratasse de um verdadeiro agricultor a gerir o seu negócio. Em termos de linguagens, este jogo foi desenvolvido através de Flash/AS3.
Elementos Gráficos
Vertente Social...
A tão importante vertente social, que pretende e permite aumentar de forma exponencial o número de jogadores envolvidos, levou também muita da dedicação dos programadores, que procuraram criar a mecânica mais simples e viciante possível.
Lançado o Jogo, este despertou imediatamente grande interesse por parte dos Media, gerando rapidamente bastante notoriedade em torno do mesmo, o que levou ao aumento súbito dos número de jogadores logo nas primeiras semanas, tendo o feedback sido bastante positivo.
Media...