Dispositivos móveis: Os novos momentos dos consumidores

Dispositivos móveis: Os novos momentos dos consumidores
20 Julho 2015

Os dispositivos móveis vieram para ficar e com eles trouxeram mudanças nos comportamentos dos consumidores.

A taxa de penetração de smartphones no mercado português não para de aumentar. Indivíduos de quase todas as classes sociais, andam com um dispositivo móvel no bolso ou na mala, o que lhes permite num só equipamento, mobilidade, multi-tarefas, comunicação e entretenimento a nível pessoal e também profissional.

As expectativas das pessoas também mudaram. Com o auxilio destes sofisticados smartphones e tablets, existe uma intenção clara e especifica por parte do utilizador, na resposta dada pelas marcas, que tem de ser imediata, clara e eficaz.

Este é o motivo pelo qual é importante para as marcas identificar estes momentos. O momento “eu quero saber”, o momento “eu quero ir”, o momento “eu quero fazer” e o momento “eu quero comprar”.

Segundo um estudo realizado pela Google “Consumers in the Micro-Moment”, em março de 2015, com uma amostra de mais de 5000 utilizadores online, verificou-se que, 82% das pessoas avaliam as decisões de compra no momento, 62% dos utilizadores resolvem problemas inesperados no momento, 90% da pessoas perseguem grandes objetivos em pequenos momentos e 91% das pessoas tentam realizar coisas novas em momentos de rotina.

De facto a nova realidade mobile, mudou a forma como vivemos e é importante para as marcas estarem atentas aos principais momentos e micro-momentos do utilizador, pois o momento de cada utilizador, é uma oportunidade imperdível para as marcas poderem moldar as suas decisões e preferências.

Identificar momentos

Analisar todas as fases do comportamento do consumidor e mapear momentos de inspiração, aprendizagem e compra do produto ou outros relevantes entre os descritos.

Perceber as necessidades

Colocar-se na posição do consumidor pode ser um bom exercício, para perceber quais as suas necessidades em cada um dos momentos.

Proporcionar a experiência adequada mediante o contexto

Contextos como a localização e a hora poderão ser úteis na oferta de experiências e de mensagens personalizadas.

Otimização do processo

Acompanhar o comportamento do utilizador focando-se completamente na organização em torno dos momentos.

Medir momentos importantes

Analisar o retorno do investimento e utilizar estimativas credíveis para assegurar que não ocorrem falhas.

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