Mobile friendly! Google privilegia websites que funcionem em mobile
O seu website está otimizado para dispositivos móveis?
Se não está, recomendamos que comece a pensar numa otimização para mobile. Isto se pretende manter a relevância do mesmo nos motores de busca.
As atualizações do algoritmo do Google, que é o maior website de pesquisa online, já são uma prática frequente, no entanto avizinha-se uma nova atualização, que irá revolucionar a forma com os websites se posicionam nos motores de busca.
Tem sido designada por Mobilegeddon ou Mobile Friendly e prevê-se que ocorra a partir do dia 21 de abril de 2015. O principal objetivo desta alteração, motivada pelo crescente volume de utilizadores web através de equipamentos mobile, é potenciar as pesquisas realizadas com este tipo de dispositivos.
Esta alteração terá um impacto mundial e irá ampliar a compatibilidade com smartphones ou tablets, influenciando a classificação dos websites nos resultados de pesquisa, mesmo quando a pesquisa ocorra através do tradicional desktop.
A importância de uma presença web é um fator que já é francamente reconhecido pela maioria das marcas, no entanto, com esta atualização do algoritmo do Google, ter uma página na internet não chega. É necessário que a mesma disponha de responsive webdesign de modo que se adapte automaticamente à dimensão do pequeno ecrã dos mais recentes dispositivos móveis.
Este é o momento para apostar num website responsive.
A perda de visibilidade nos motores de busca e a consequente perda de tráfego no website, com o risco de desaparecimento nas primeiras páginas de resultados do Google, não é certamente a melhor solução a seguir.
É fácil analisar como o Googlebot vê uma página web e testar a compatibilidade de um website com dispositivos móveis, basta aceder à ferramenta web do Google e verificar se o seu website é Mobile Friendly.
Na Curiosidade privilegiamos o desenvolvimento de websites com design responsive e otimização para mobile. Conheça melhor as nossas soluções de otimização e transforme hoje mesmo, o seu website em Mobile Friendly.
Esteja atento, segundo dados da Markest, mais de 4 milhões de utilizadores portugueses já utilizam equipamentos móveis e a tendência é de crescimento.