Como saber a performance do meu site?

Como saber a performance do meu site?

Saber que resultados está a conseguir com o seu site é imprescindível ou pode estar a desperdiçar parte do seu orçamento num site que não lhe traz qualquer retorno sem se aperceber disso. O número de visitas, a sua origem, quanto tempo passam no site, quais as páginas mais visitadas, entre muitas outras coisas devem ser cuidadosamente analisadas para se ter noção de como melhorar continuamente, sobretudo se se tratar de uma loja online, caso em que deve ser dada atenção redobrada a todos os indicadores à nossa disposição. A isto se chama de Web Analytics.

É possível encontrar na internet algumas ferramentas gratuitas que lhe podem dar algum indicador sobre o seu site, mas estas são muitas vezes pouco precisas e confusas, contribuindo em quase nada para sabermos efetivamente a performance do nosso site, sobretudo se não tivermos formação adequada e especializada na área.

No entanto, há pequenas informações que estas ferramentas fornecem e que podem ser úteis em certas ocasiões, tais como saber a velocidade e o tempo que o seu site leva a carregar, ou saber, a nível de visitas, em que posição se encontra o site no mundo e em Portugal. Contudo, para aumentar o retorno do seu site, é preciso saber muito mais do que isso.

Esta ferramenta (...) indica, para um observador experiente, todos os pontos de destaque onde o website está a falhar ou a ter sucesso, permitindo a qualquer instante saber onde poderemos melhorar e aumentar os resultados do site.

Para a maioria dos profissionais de Web Analytics, há uma ferramenta sem a qual não vivem: Google Analytics. Esta ferramenta fornecida pela gigante do motor de busca mais utilizado do mundo prima pela quantidade de informação que fornece em tempo real, pela possibilidade de total customização conforme os nossos objetivos e pela forma simples e intuitiva como rapidamente dispõe toda essa informação e indica, para um observador experiente, todos os pontos de destaque onde o website está a falhar ou a ter sucesso, permitindo a qualquer instante saber onde poderemos melhorar e aumentar os resultados do site.

Igualmente importante e também possível através do Google Analytics, é perceber que impacto têm todas as ações que fazemos nos restantes meios, desde um simples post no Facebook a uma grande campanha de Publicidade Display. É-nos possível saber exactamente o retorno conseguido em cada uma delas, indo das visitas até ao número de vendas ou leads que essa ação gerou em concreto. Isto constitui informação vital para gradualmente sabermos melhorar a presença online da nossa marca e retirar cada vez mais proveitos com o menor desperdicio de tempo e dinheiro. É este o objetivo de Web Analytics.

Isto constitui informação vital para gradualmente sabermos melhorar a presença online da nossa marca e retirar cada vez mais proveitos com o menor desperdicio de tempo e dinheiro. É este o objetivo de Web Analytics.

Consulte-nos e analise a performance do seu website.

artigos relacionados » ver todos
Chat on WhatsApp