Como saber se o meu site está bem feito?

Como saber se o meu site está bem feito?

São muitos os fatores a ter em conta para considerar que um site está ou não bem feito, se é que se pode fazer uma distinção assim tão óbvia, pois tudo depende dos objetivos do mesmo e do público a quem se dirige.

Uma das maiores preocupações é a forma como o conteúdo se vai organizar e que estrutura vai ter o site. Isto, aliado ao Design, pensado depois, vai influenciar totalmente a navegação e a experiência do utilizador no site. Uma estrutura pouco simples e nada intuitiva vai levar a uma experiência negativa, o que vai contribuir para que o utilizador passe muito menos tempo no site e provavelmente não volte mais. Uma regra convencionada na internet, diz que o visitante deve encontrar num site exatamente aquilo que pretende precisando para isso de um máximo de 3 cliques. A partir daí, a probabilidade da pessoa desistir e ir procurar a mesma informação noutro site aumenta. Assim, é essencial um extenso trabalho de arquitetura da informação antes de se começar a desenvolver o que quer que seja para o site, sobretudo no caso de estarmos a falar de sites com muitos conteúdos que terão de ser divididos em várias áreas, categorias, sub-categorias e depois acessíveis a partir de um só menu, cuja estrutura, simples e lógica, é igualmente preponderante.

Ao pensar nesta estrutura, devemos ter já em conta as questões de SEO – Otimização para motores de busca – fundamentais para fazer com que o site tenha a visibilidade que pretendemos. A estrutura, a qualidade e quantidade dos conteúdos, as palavras-chave do negócio, a angariação de links a remeter para o nosso site e muitos outros pormenores são parte obrigatória de um trabalho que sem o qual qualquer site se vê condenado a uma visibilidade reduzida e a estar em desvantagem em relação à concorrência. Destas mencionadas, os Conteúdos serão talvez o factor mais relevante, pois hoje em dia na internet “o Conteúdo é rei”, e dentro de um mundo onde quase 90% dos conteúdos são duplicados, uma marca que apresente conteúdos únicos e de qualidade, de acordo com os interesses do seu público, está em clara vantagem.

Para terminar, e como é óbvio, grande fatia do sucesso de um site se deve ao seu Design, pois é com este que os utilizadores convivem e experienciam o site, é este que lhes capta ou não a atenção e que lhes guia o olhar pelo site e é através deste que a marca ou empresa transmite a sua personalidade para o público. Embora haja um conjunto de regras básicas a seguir para um bom Design, não é possível definir o aspecto ideal para um site pois este vai depender de muita coisa, desde a empresa em causa, aos seus objetivos e ao público a que se dirige. Por isto mesmo, o Web Design é um trabalho altamente especializado e que deve sempre ser pensado por um profissional experiente.

Ou seja, podemos dizer que sem uma ESTRUTURA simples e intuitiva, sem CONTEÚDOS de qualidade, sem um bom trabalho de SEO e sem um DESIGN apelativo e agradável ao utilizador..o seu site não estará por certo “bem feito”.

Contacte-nos e podemos fazer gratuitamente uma breve análise ao seu site.

artigos relacionados » ver todos