Emojis e marketing: E a sua marca tem um rosto sorridente?

Emojis e marketing: E a sua marca tem um rosto sorridente?
03 Agosto 2015

Os emojis fazem parte de um novo padrão de comunicação em ascensão, que já tem sido muito utilizado pelas marcas a nível global, sendo comum a expressão: “A era do emoji”.

Recorda-se da primeira vez que viu o “avô dos emojis”? O emoticon! As primeiras representações pictográficas de emoções surgem nos anos 80 com a proposta de utilização de emoticons como “:-)” para “fazer piadas” numa mensagem.

A proporção da utilização destas representações intensificou-se e o seu significado também ganhou outros contornos.

Os emojis dos dias que correm tiveram origem numa criação de 250 emojis, de um japonês chamado Shigetaka Kurita, em 1999 e são mais tarde aproveitados pela Apple e incluídos nos seus produtos.

"...no Instagram, ... 40% das publicações (legendas, comentários e hashtags) são emojis.”

A vasta imensidão de adeptos dos emojis é globalmente reconhecível, a tal ponto que em 2014, a palavra mais utilizada no mundo foi um emoji, com base em dados da Global Language Monitor.

As redes sociais são as plataformas onde os emojis ganham mais popularidade. Com base num estudo feito a meio milhão de publicações no Facebook e 31 milhões de tweets, comprovou-se que emojis positivos são influentes e determinantes de status nas redes sociais. Nós reagimos aos emojis como se fossem um rosto humano real. Quando olhamos para um emoji sorridente online, ativam-se as mesmas regiões do cérebro que quando olhamos para um rosto humano sorridente.

Este indicador é importante e marcará a diferença, quando se trata da comunicação e do marketing das marcas na web, dado que os rostos sorridentes representam mecanismos efetivos para chamar a atenção.

Deste modo, é altura de tirar partido das redes sociais e dos dispositivos móveis para chegar ao público certo, através de emojis sorridentes.

Para concluir, numa pesquisa específica sobre o uso de emojis no Instagram, rede social de publicação exclusiva através de dispositivos móveis, verificou-se que 40% das publicações (legendas, comentários e hashtags) são emojis. Esta rede afirma ainda que a evolução dos emojis cresceu 20% após a inserção destes no sistema iOs e após a adoção destes também pelo Android.