O seu website ainda não é mobile-friendly? A partir de 2021 vai ter que ser!

O seu website ainda não é mobile-friendly? A partir de 2021 vai ter que ser!
05 Novembro 2020

Nos dias de hoje, um website não ser mobile-friendly, é considerado uma falha muito grave. Já contamos com cerca de 3.5 mil milhões de utilizadores de smartphone por todo o mundo e a tendência é que este número continue a aumentar. Ao mesmo tempo, o tráfego global na internet é dominado pelo mobile: cerca de 52,6% do tráfego nos websites é feito através de um dispositivo móvel.

Em 2015 a Curiosidade já falava sobre o privilégio que a Google dava aos websites que eram mobile-friendly.

Quem não tinha até agora um website em mobile era visivelmente prejudicado e estava a perder uma grande percentagem de potencial tráfego e, por sua vez, de clientes.

Muitos dos websites já são construídos de maneira a serem responsive, ou seja, a adaptarem-se a cada dispositivo seja ele um desktop, tablet ou um telemóvel.

Para complementar a importância de ter um website preparado para mobile, John Mueller, da Google, veio anunciar que os websites preparados apenas para serem visíveis em computador e fullscreen, vão ser removidos da indexação do Google, com data definida para Março de 2021. Ou seja, todo o conteúdo criado num website deve ser também visível através de dispositivos móveis, incluindo comentários, dados estruturados, imagens, vídeos, etc.

Mueller explica ainda que os websites m-dot (websites alojados num subdomínio separado, como por exemplo m.website.com, que estão preparados especificamente para as pesquisas feitas através de um telemóvel), podem sofrer dificuldades, bugs, enviando um utilizador de desktop para a versão mobile do website.

Qual a importância desta comunicação?

O Google continua a dominar o mercado dos motores de busca com uma percentagem de utilização de 70.38% em desktop (Fonte: Netmarketshare). No entanto, em mobile este número ainda surpreende mais: 93.99% das pesquisas (Fonte: Netmarketshare) são feitas através do motor de busca desta empresa americana.

Basicamente, quem não aparece na indexação do Google não tem presença online e, por isso, vai ser necessário começar a preparar o seu website para mobile o mais rapidamente possível, para que não perca tráfego ou potenciais clientes. Todas as pesquisas feitas vão ter que oferecer a mesma experiência ao utilizador seja num desktop, num tablet ou num telemóvel.

Mais do que nunca os websites terão que ser pensados para mobile first além de serem construídos com um design responsive.

Poderão ler mais sobre esta temática e perceber como aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google

Conclusão

  • Os websites que estão apenas visíveis para desktop em Março de 2021 vão deixar de estar indexados no Google.
  • Apenas o conteúdo que existe na versão mobile do website vai ser indexada e posicionada no motor de busca.
  • Deve confirmar que a versão mobile do website representa corretamente o conteúdo para o qual está a tentar posicionar-se no Google.
  • O conteúdo exclusivo para desktop será completamente ignorado.