5 Tendências para o E-Commerce em 2021
2020 foi um ano de desafios, descobertas e de adaptações para todos. A sua estratégia de negócios provavelmente mudou e foi preciso ajustar o seu modelo de negócios para acomodar esses novos hábitos dos seus clientes.
Negócios, de pequenas, médias e grandes empresas, viram-se forçadas a tornarem-se mais digitais, mantendo o contacto com o cliente, mesmo sem lojas físicas abertas. Outras criaram as suas lojas online. Mais que nunca, foi necessária a presença online de uma marca e este aumento de visibilidade digital só tem tendência a aumentar.
O E-Commerce continuará a crescer
Após o crescimento estonteante de e-commerce em 2021, cerca de 17% na nossa região Ocidental da Europa e 16.5% a nível mundial, o equivalente a 10 anos de crescimento em cerca de 6 meses, é de esperar que a tendência de crescimento continue. Este crescimento não é um pico a curto-prazo, o e-commerce está aqui para ficar e as pessoas continuarão cada vez mais a querer comprar online.
Diversas áreas já faturam mais de 3/4 dos seus rendimentos através de compras online, e não são só aquelas em que se pensa em primeiro lugar, como software de computador ou os seus acessórios. Sectores como o da venda de mobiliário (94.4% de facturação veio de e-commerce em 2020), moda (90.5%) ou jóias (79.1%), fizeram de 2020 (Fonte: Statista) um ano não de transição mas de recompensa na aposta sustentada no mercado digital.
Permeabilização do e-commerce nos Estados Unidos da América, %
A concorrência irá aumentar
Se por um lado o mercado de e-commerce foi expandido com o impacto da pandemia, também se pode dizer o mesmo da sua concorrência. Não só em número, como em qualidade, é imperativo que preste muita atenção a todos os que partilham o mesmo espaço de negócio consigo. Observe, tire notas e aprenda constantemente com a sua concorrência. Não quererá ficar para trás, pois não?
Precisamente pela sua concorrência ter aumentado e continuar a aumentar durante o futuro, esta não é altura para dormir sobre os louros, por muito bem que a sua loja online esteja a funcionar, deve estar sempre com um espírito auto-crítico e procurar afinar e melhorar a sua estratégia, quer seja através de campanhas de marketing diferenciadas, melhoramento de funcionalidades e usabilidade, ou comunicação com os clientes da sua loja.
Informe-se sobre as melhores estratégias para o seu negócio online, conheça as melhores táticas e, sobretudo, aprenda como destacar-se online.
Os seus clientes vão esperar mais de si
É certo e sabido que manter um cliente é muito mais fácil e barato do que angariar um novo. E pode acreditar que estes custos estão e vão continuar a aumentar (os anúncios em redes sociais subiram cerca de 24% em custo durante 2020).
Tenha em conta que os seus clientes já foram expostos a mais lojas online durante estes últimos meses. Garanta sempre que estão satisfeitos com uma comunicação clara, com bom atendimento ao cliente de cada vez que este entra em contacto consigo e com um processo de expedição de encomendas optimizado e que vá de encontro às expectativas dos seus clientes. Tome especial atenção ao social listening, onde os seus clientes falam sobre si online, nas diferentes plataformas e redes sociais. Dê resposta a todos os comentários, sejam estes negativos ou positivos, e esteja atento às mensagens e emails pertinentes dos seus potenciais e atuais clientes.
Vendas a retalho em ecommerce no mundo
O E-Commerce móvel veio para ficar
E com móvel não estamos a falar não só de ter uma loja online responsive. Sim, isso é essencial para o seu funcionamento, mas já pensou nos hábitos de compra do seu cliente? Em média, um cliente precisa de 7 pontos de contacto com a sua marca até converter. Já pensou no seu percurso até finalmente efetuar a compra? Provavelmente viu um anúncio numa story no Instagram, que o levou até ao produto. Mas foi no computador que pesquisou mais sobre esse produto no Google e viu outros da mesma categoria na sua loja. E foi finalmente no tablet que fez a compra. Garanta que a experiência é idêntica e a mais simples possível em todos os dispositivos e canais para que o cliente possa criar uma ligação com a sua marca e tornar-se mais disposto a comprar consigo no futuro. Em 2021 é esperado que 72.9% das compras online sejam efetuadas através de um dispositivo móvel (Fonte: Statista)
Novos métodos de pagamento surgirão
Existem diversas oportunidades para explorar neste campo, resta apenas saber qual será a preferida pelo mercado. Não saberemos se o Whatsapp ou o Facebook terão amanhã um sistema de pagamentos equivalentes ao WeChat ou AliPay na China (ambos com um total de mais de mil milhões de utilizadores). Ou se o Google Pay Send ou o Apple Pay se tornarão o método preferido de pagamento dos seus clientes do dia para a noite. Por exemplo, sabia que o MBWay teve um crescimento de 286% em quantidade de compras em Dezembro de 2020 face ao período homónimo de 2019? (Fonte: Sapo Tek)
Lojas online de referência para os seus clientes, como a Amazon, já têm um processo facilitado no checkout na altura do pagamento. Sabe que esse é precisamente o momento em que os seus clientes provavelmente estão a abandonar o carrinho? Fique de mente aberta e ouvidos atentos sobre o aparecimento de novos métodos de pagamento, quererá implementar rapidamente aquele que retirar maior fricção neste momento para melhorar as suas vendas.
Variação do número de compras físicas
Face ao mesmo período de 2019
Em suma, o e-commerce não veio para ficar, veio para se tornar o método preferido dos consumidores e a sua marca tem que estar preparada para adoptar todas as tendências o mais rápido possível. Existem muitos outros campos por onde este mercado pode evoluir, tais como, a integração com Inteligências Artificiais, Realidade Aumentada, novos canais de vendas e formas de marketing. Será que os seus clientes vão poupar durante este ano? Ou irão gastar mais?
Ninguém sabe com certeza o que 2021 nos irá trazer, mas esta será uma área de muito movimento, trabalho e evolução. No fim de contas… aproveite este ano para transformar o seu negócio ineficiente numa máquina de vendas eficaz.
A sua empresa já está preparada para esta nova realidade? Fale connosco