10 Dicas para mais Likes no Instagram! [INFOGRÁFICO]

10 Dicas para mais Likes no Instagram! [INFOGRÁFICO]

Dispensando já apresentações, o Instagram é uma das redes sociais com o maior crescimento dos últimos anos e a tendência é para continuar neste sentido. 

Recomendamos antes de tudo que a sua empresa se foque numa boa campanha de marketing digital porque o número de likes numa foto tem sido, cada vez mais, vista como uma métrica secundária e por isso o facto de "ter muitos likes" já não e uma prioridade para muitas empresas.

A interface apelativa de partilha de fotos e vídeos com filtros bonitos e fáceis de aplicar, assim como todo o seu lado social e de comunidade, levam o Instagram a ter já mais de 200 milhões de utilizadores e 15x mais de 'user engagement' que o Facebook, o que é um factor a ter muito em conta por marcas e empresas que tentam aproximar-se e envolver o seu público.

Boas fotos é o segredo do sucesso, pouco mais.

Boas fotos é o segredo do sucesso, pouco mais. Mas, com uma média de 60 milhões de fotos carregadas diariamente, o que faz com que algumas tenham melhores resultados do que outras?...

No infográfico que se segue, deixamos algumas dicas que as estatísticas nos dizem.

10 Dicas para ter mais Likes no Instagram - Infográfico

10 Dicas para ter mais Likes no Instagram - Infográfico

10 DICAS PARA + LIKES NAS FOTOS DO INSTAGRAM

1. +38% Likes em imagens com caras, e +32% comentários

- O ser humano é instintivamente atraído por rostos e há por isso uma tendência natural destes serem o foco de atenção em qualquer fotografia. A existência de uma cara na fotografia, retém muito mais o olhar, levando a pessoa a ligar-se mais e interpretar as expressões de quem ali está na foto. Por este motivo o envolvimento é, regra geral, muito maior.

2. +24% Likes em imagens claras/luminosas vs imagens escuras

- Imagens com boa luz e que permitam uma melhor perceção do espaço, elementos e pormenores da fotografia vão mais facilmente agarrar o olhar e o interesse do público quando comparadas com fotos mais escuras e onde é mais difícil perceber e interpretar o seu conteúdo.

3. +30% Envolvimento em marcas que mostrem consumidores reais a usar os produtos.

- Ver 'alguém como nós' a interagir com um produto que possivelmente nos interessa é muito mais relevante do uma simples imagem desse produto ou de um modelo contratado para dar a cara pela marca. As marcas devem ter isto em conta e dar cada vez mais destaque aos seus verdadeiros clientes e às suas experiências.  

4. +6% Envolvimento ao Domingo (dia de maior uso) vs Quarta-feira (menor uso).

- Dados mostram que é ao Domingo que mais utilizadores navegam e utilizam o Instagram, sendo um dia de fim-de-semana, onde têm mais tempo para o lazer e para dedicar a passeios e outros acontecimentos que justifiquem carregar uma fotografia no Instagram. Assim, é tambem o número de pessoas a visualizar as nossas fotos e maior a probabilidade de likes e interações.

5. +29% Likes em fotos mais amplas vs planos fechados.

- As pessoas gostam de paisagens, contextos, cenários, e vários elementos a compor as fotografias. O típico 'close-up' de um detalhe de algo ou da cara de alguém, minimiza os pontos de interesse de uma fotografia, levando a que esta consiga menor atenção do público.

6. +2% Envolvimento para fotos com até 5 hashtags vs + de 6 hashtags.

- Embora as hashtags sejam uma forma de chegar a mais público a partir de determinados tópicos, parece que, estatisticamente, usar mais hashtags não vai significar mais likes ou interações. Entre 3-5 aparenta ser o número 'ideal', por isso escolham bem quais utilizar.

7. +26% Envolvimento em Fotos vs Vídeos.

- Por se tratarem de algo que é 'consumido' mais rapidamente e em qualquer altura (não há preocupações com o áudio em locais silenciosos, por exemplo), e também por serem o 'core' desta aplicação, as Fotos conseguem regra geral muito mais envolvimento do que os vídeos.

8. +2% Envolvimento ao usar o filtro Mayfair (mais usado) vs Toaster (menos usado)

- É percetível que alguns filtros são mais populares do que outros e originam fotos mais apelativas ao olhar da maioria dos utilizadores. Esta é a ligeira diferença nos níveis de envolvimento que existe entre o filtro mais utilizado e menos utilizado.

9. +24% Likes para imagens com predominância de tons azuis vs tons vermelhos.

- A cor tem grande influencia na forma como 'sentimos' e interpretamos as fotografias e, neste aspeto, as imagens dominadas por cores azuis ou dentro desses tons parecem resultar melhor e agradar mais aos seguidores quando comparadas com imagens predominantemente avermelhadas. 

10. +1% Envolvimento para fotos durante o dia de semana vs noites e fins-de-semana.

- A diferença é muito pequena e pode até parecer contradição ao que foi dito sobre Domingo vs Quarta-feira, mas a verdade é que normalmente, as fotos publicadas durante o período diário, de 2a a 6a feira, tem um pouco mais de envolvimento que aquelas publicadas durante a noite ou durante o fim-de-semana.

Experimentem seguir algumas destas dicas e caso tenham outras dúvidas ou assuntos que gostassem esclarecer sobre Instagram ou Marketing Digital, não hesitem em contactar-nos.