Quer saber que passos seguir para a criação de campanhas virais?
As campanhas virais são o desejo de qualquer marca, e embora não exista uma fórmula secreta para alcançar tamanho sucesso, pois não se consegue prever quando é que as campanhas se tornam virais, é possível seguir alguns passos que poderão contribuir para potenciar as probabilidades de uma campanha se tornar viral.
O que é que o público está à espera da sua marca?
Design
“Os olhos também comem”, já diz o velho provérbio, quando se refere à preocupação de uma apresentação visualmente atraente. No que respeita ao recurso de vídeos ou imagens apelativas para a promoção de campanhas virais, também se aplica esta regra. Imagens ou cenas que recorram ao humor, à informação de algo que é novo e com o fator surpresa à mistura, captarão a atenção do público e se o fator surpresa for efetivamente forte, ampliam-se as possibilidades de partilha.
Planeamento da mensagem
É verdade que existem campanhas virais acidentais, no entanto a maioria são planeadas ao detalhe, considerando todos os aspetos envolventes e respeitando a autenticidade da mensagem e a clareza com que é transmitida e recebida pelo público. Se o publico não perceber a mensagem, garantidamente não a irá partilhar.
Apelo emocional
Uma mensagem informativa por si só, não é suficiente para capturar emocionalmente a atenção do público. Apelar a emoções como os medos, o sentido de humor, os sonhos ou as esperanças é um caminho provável para que uma campanha seja viral.
Público
Conhecer muito bem o público é um trunfo muito forte. O que é que o público está à espera da sua marca? O lançamento de uma campanha com a implementação da resposta a esta questão, será muito eficiente na propagação da mensagem a outros públicos com o mesmo perfil.
Simplicidade
Os utilizadores têm cada vez menos tempo, e absorvem apenas a mensagem de maior destaque numa campanha. Curto, claro e conciso são as palavras-chave.
Plataforma e momento certo
Saiba onde está o seu público e quando. Procure perceber em que websites e redes sociais é que está a sua audiência e a que horas e dias da semana está online. Lance a sua campanha nas plataformas e no momento em que o seu público está disponível e procure interagir e fomentar a partilha sem parecer muito evasivo.
Relembramos que existem dois objetivos adjacentes a uma campanha de marketing viral, promover a exposição e a notoriedade de uma marca, e fomentar uma boa relação com os utilizadores proporcionando-lhes valor acrescentado.Na execução destes dois objetivos é possível desenvolver uma campanha bem sucedida com largas probabilidades de se tornar viral.