Como saber se os utilizadores navegam corretamente no meu site?
A Navegação e a Usabilidade de um website são fatores críticos para o sucesso do mesmo. Se a experiência de utilização é confusa e a navegação pouco clara, não falando já em questões de design, rapidamente o utilizador perde o interesse e sai do site para procurar outro que lhe seja mais simples e intuitivo. Logo, é fundamental saber como navegam os utilizadores e potenciais clientes no meu site, e de que forma posso melhorar essa experiência. Uma regra elementar diz que, qualquer que seja o objetivo do utilizador e aquilo que procure no site, este deve precisar de um máximo de 3 cliques até o encontrar.
Uma forma muito básica de testar a navegação e usabilidade é pedir aos seus familiares e amigos mais próximos que entrem no site como se se tratassem de um potencial cliente-tipo e, de forma isenta, navegassem no mesmo como se nunca o tivessem visto anteriormente, tendo um objetivo fictício em mente, como efetuar uma compra ou conhecer determinado produto em pormenor. Foi fácil e rápido encontrar tudo o que pretendiam? Tiveram de lhe colocar alguma questão? Se sim, é porque a navegação não é tão explicita assim e talvez mereça ser revista. Contudo, mesmo com muita boa vontade, os seus familiares e amigos não se aproximarão realmente dos seus clientes base e este pequeno teste não basta para aferir se o site é simples de navegar.