Como saber se estou a ter resultados das minhas ações de Marketing Online?

Como saber se estou a ter resultados das minhas ações de Marketing Online?

É fundamental avaliar se as suas ações de Marketing Online estão ou não a ter resultados e a trazer o retorno esperado. Para isso há uma série de indicadores que devem ser monitorizados detalhadamente desde antes de lançarmos qualquer ação, ao longo da sua duração e depois de terminada. Mas para sabermos se chegamos onde queremos é essencial que tenhamos uma meta definida e ter bem presente quais os objetivos que procuramos obter com esta ação, pois só assim é possível medirmos o sucesso ou insucesso da mesma.

Para podermos então medir os resultados das ações de Marketing Digital precisamos de apostar num trabalho cuidado de Web Analytics, isto é, a análise dos indicadores e métricas mais relevantes de uma presença/ação na web, como por exemplo as visitas ao site ou o número de cliques na Newsletter que enviamos, entre muitos outros, tudo isto feito através de ferramentas profissionais de que é exemplo o Google Analytics. A partir daqui, o analista consegue identificar, ao pormenor e em tempo-real, tudo o que está a correr bem ou mal numa campanha online, podendo rapidamente indicar o caminho para que esta seja melhorada e se consiga mais retorno da mesma, garantindo assim que o investimento feito é mais bem aplicado.

Este tipo de ferramentas é extremamente valiosa ao indicar-nos um vasto conjunto de dados, bastante detalhados, que permitem perceber ao pormenor de que forma o público-alvo está a interagir com a nossa campanha, indicando, por exemplo, de onde vieram parar ao nosso site, que páginas visitaram, durante quanto tempo, onde clicaram e por onde abandonaram o site. Aplicado a uma campanha digital com vários meios integrados, um bom trabalho de Web Analytics pode refletir-se num retorno muito maior do investimento.

artigos relacionados » ver todos