Ainda vale a pena fazer campanhas de E-mail Marketing?

Ainda vale a pena fazer campanhas de E-mail Marketing?

Numa resposta breve: sim, e muito. Acredite ou não o E-mail marketing continua a ser uma das ferramentas que apresenta melhores resultados e maiores taxas de conversão, continuando a ser preponderante no aproximar dos consumidores com as marcas e no comunicar as novidades mais relevantes de forma a levar mais gente às lojas, a adquirir o nosso produto ou a simplesmente visitar mais vezes o nosso site. Para a maior parte dos objetivos que possa ter, o email marketing pode sempre ser uma ferramenta valiosa.

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é um método de construção de uma relação empresa-cliente com base no e-mail, e promover produtos ou serviços da sua marca.

curiosidade-newsletter

Exemplo de Newsletter

 

Porque é que devemos utilizar uma campanha de e-mail marketing?

  • Um programa de e-mail marketing consegue ser o canal com maior custo-benefício do seu negócio ao alcançar subscritores com mensagens personalizadas nas suas caixas de entrada de e-mail.
  • Uma campanha de e-mail marketing bem executada cria uma melhor correspondência com os seus clientes em  vez de os bombardear com anúncios.
  • Além de ser uma ferramenta de comunicação, tem ainda grande poder para adquirir e manter clientes.

Ao pensarmos numa loja online, rede social ou aplicação digital, pensamos também no requisito de registo através do e-mail, logo será algo que não irá desaparecer tão cedo.

Objetivos de E-mail Marketing

Segue uma lista de alguns objetivos que se pode atingir ao integrar uma estratégia de email marketing:

  • Aumentar tráfego no website da empresa: campanhas de e-mail e newsletters são uma excelente maneira de gerar tráfego para um website, blog ou qualquer outro conteúdo.
  • Aquisição de clientes: o e-mail marketing permite construir uma base de dados de consumidores que, voluntariamente, partilham as suas informações tendo por base interesses específicos da marca
  • Promoção de serviços ou produtos: muitas pessoas não se importam de receber e-mails personalizados a falar sobre descontos, promoções ou novidades da marca.
  • Reter clientes leais e recompensá-los por isso: uma newsletter regular pode manter o seu negócio no top-of-mind do consumidor. Deve sempre manter-se o mais próximo do cliente, sempre que possível, antes e depois de obter conversões.

Métricas de Email Marketing para medir o sucesso

Se enviou mais de 50000 e-mails e não alterou nada, fez alguma campanha? Se não analisar e processar os dados obtidos, como é que pode saber se a campanha resultou?

É impossível não utilizar os dados obtidos de uma campanha de e-mail marketing e compreendê-los para perceber o que funciona ou não. Isto é, antes de lançar uma campanha, deve definir quais os objetivos e como deve trabalhar de maneira a que os consiga alcançar.

Algumas das métricas que devem ser levadas em conta:

  1. Bounce Rate: a percentagem total dos e-mails que não foram entregues
  2. Open Rate: a percentagem total dos e-mails enviados que foram abertos
  3. Clickthrough Rate: a percentagem dos destinatários que clicaram em um ou mais links do e-mail
  4. Conversion Rate: a percentagem dos destinatários que abriram o email, clicaram no link e concluiram a ação pretendida, como por exemplo, uma compra
  5. Unsubscribe Rate: o número de pessoas que cancelou a subscrição após receber o e-mail
  6. E-mail Share Rate: o número de pessoas que encaminha o seu e-mail
  7. Sender Score/Reputation: a probabilidade do e-mail ser marcado como spam ou ser bloqueado pelo provedor

Algumas Ferramentas de E-mail Marketing.

Para criar campanhas de e-mail marketing sem grandes gastos, pode sempre utilizar algumas plataformas gratuitamente:

  • E-Goi: uma empresa portuguesa que conta com um conjunto de soluções para multicanal, desde campanhas de email e mobile com sms, push e voz. Tem um plano que é gratuito;
  • MailChimp: esta ferramenta, além de ter a possibilidade de criação de uma conta gratuita, é uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas em todo o mundo, apresentando inúmeras possibilidades de integração com outras plataformas digitais e assegura uma excelente qualidade de envios de e-mails;
  • Mautic: é uma ferramenta de automação de marketing que, por ser Open Source (código aberto), possibilita completar outras necessidades do cliente final, que não podem ser realizadas noutras ferramentas.

As 4 Campanhas Essenciais de Email Marketing

As campanhas de e-mail variam de empresa para empresa. No entanto, existem algumas que são universais, não interessando o produto ou serviço prestado.

Newsletter de Boas Vindas

A primeira interação mais comum com um potencial cliente é através de uma newsletter de boas vindas. A melhor oportunidade para criar uma relação com um cliente, é ao introduzir a sua marca e partilhar a sua missão, produtos e serviços.

Newsletter de Boas Vindas da Lyft

 

Este email vai dar ao consumidor uma sensação de quem é a sua marca, o que faz e o que representa.


Carrinho de Compras Abandonado

Em média 80% dos carrinhos de compras são abandonados antes de qualquer compra. Para as empresas, isto significa perder um valor elevado de vendas. No entanto este é um problema que pode ser facilmente resolvido.

É importante que um carrinho abandonado não seja uma má notícia, mas sim uma oportunidade, de um potencial cliente que se encontra na reta final que apenas precisa de ajuda com a campanha certa.

Esta Campanha vai incluir incentivos para que o cliente conclua o processo de checkout.

Exemplo de E-mail da Google para um cliente que abandonou o carrinho de compras sem concluir a compra


Promoção de Produtos

A grande maioria dos seus clientes não vai estar a verificar o seu website todos os dias. Logo, se existir alguma promoção, os seus clientes não vão saber até esta ser comunicada.

Exemplo de campanha da Starbucks para anunciar a nova app para Android

 

Com uma campanha deste género, informa os seus clientes sobre novos produtos ou promoções que poderá suscitar o seu interesse e, ao mesmo tempo, aumenta ainda o brand awareness da marca.

Com estas campanhas pode ainda perceber quais as preferências dos seus consumidores e  hábitos de consumo.

 

Eventos

Estas campanhas são parecidas às campanhas de promoção de produtos mas são utilizadas para comunicar promoções ou produtos que são específicos de uma certa época, como por exemplo, o Natal ou a Páscoa.

Durante estas épocas, a intenção de compra de um consumidor costuma aumentar e as campanhas passam a ter um efeito mais forte de aumento de vendas.

Exemplo de campanha de Natal da Puma


 Conclusão

Sim as campanhas de email marketing ainda são uma excelente opção independentemente do tipo de negócio.

Estas são apenas algumas dicas para que possa perceber melhor que, não, o e-mail marketing ainda não terminou e que devem fazer parte de uma estratégia de marketing digital de uma empresa. Cada empresa deve ter em conta os seus objetivos, definir métodos de campanhas e estratégias, para que os seus clientes não considerem os e-mails da marca como “spam”. Fácil é enviar, o difícil é saber como. Nós sabemos e estamos aqui para o ajudar. Vamos falar melhor?