Como preparar o seu negócio para a Black Friday

Como preparar o seu negócio para a Black Friday

Não há dúvida que o ano de tem sido um ano de experiências novas. Com mais pessoas a recorrerem ao online para fazerem as suas compras, dada a nova realidade, é de esperar que esta Black Friday seja mais digital que nunca. Este artigo vem alertar à importância de preparar a sua estratégia para agarrar os seus potenciais clientes e aproveitar ao máximo esta época, com um planeamento exato e o mais rápido possível.

Todos temos o mesmo objetivo:

  • Mais vendas
  • Clientes satisfeitos
  • Menos dor de cabeça possível

Partilhamos consigo algumas dicas:

Planear a sua estrategia

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Este é o primeiro e o ponto mais importante desta checklist.

Para não estar a arrancar cabelos minutos antes do início da Black Friday, o planeamento deve ser feito o mais cedo possível, de modo a preparar o que vai ser feito, definir os produtos que vão ter descontos e definir quais as plataformas onde se vai comunicar estes produtos e promoções.

Responda sempre às perguntas: O Quê? Onde? Quando? Porquê?  São questões-chave para desenvolver um plano, mantendo sempre o objetivo em primeiro lugar: vendas.

Eventos desta dimensão, sem planeamento e estratégia antecipada, vai refletir-se na sua posição final relativamente à sua concorrência.


Analise a sua concorrência

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É importante perceber o que a sua concorrência faz para comunicar as promoções da Black Friday. Estas campanhas já estão a começar e é preciso saber como diferenciar-se para ganhar destaque e relevância.

Uma das táticas mais comuns para esta diferenciação é ter descontos maiores em relação à concorrência. No entanto, para não comprometer a margem de lucro numa decisão de última hora, existem outras formas como por exemplo:

  • Usabilidade do website
  • Garantir uma navegação rápida e intuitiva
  • Facilitar a utilização da página de Checkout
  • Melhorar o serviço de apoio ao cliente

Criar Antecipação

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Criar campanhas que não revelam os descontos ou os produtos que vão estar disponíveis, são uma excelente forma de suscitar o interesse no cliente e deixar que ele descubra por si quais vão ser as promoções. Os clientes devem sentir-se intrigados com os produtos que vão estar disponíveis durante a Black Friday.


Preparar o seu website

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Com a Black Friday espera-se também maior tráfego no website. Isto requer que a capacidade do seu website seja testada, para perceber se é necessário fazer alguma alteração para aguentar mais pessoas conectadas. Para um consumidor, fazer as suas compras o mais rápido possível é uma necessidade, logo, se o website for lento, existe maior probabilidade de não realizar a compra.

Deve ainda ter outras medidas implementadas no website de preparação para esta época:

  • O website é mobile friendly? Grande parte dos consumidores já utiliza o smartphone para realizar as suas compras e se um website não for adaptado para mobile, poderá perder potenciais clientes.
  • Criar Landing Pages específicas para a Black Friday. Criar uma página ou várias páginas específicas para os produtos que pertencem às promoções, para que não haja equívocos e que a mensagem seja clara.

 

Prepare as suas campanhas de Email Marketing

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Já deixamos claro que o Email Marketing não morreu e é uma ferramenta poderosa que deve ser utilizada. 

Durante esta época existem duas campanhas que devem ser utilizadas:

  • Brand Awareness: Tem o objetivo de enviar emails alguns dias antes da Black Friday para criar “hype” nos consumidores. No entanto, os emails devem ser sempre claros na comunicação das ofertas.
  • Cart Abandonment: Esta campanha tem o objetivo de comunicar para os consumidores que já mostraram interesse num certo produto, ou produtos, mas que por algum motivo não concluíram a sua compra.
  • Enviar emails com descontos exclusivos para quem está inscrito na sua mailing list.

Use as redes sociais

Use-as-redes-sociais

Os canais de comunicação privilegiados durante esta época são as redes sociais, e deve publicar sempre nas horas com maior pico de utilização, responder a todos os comentários e ter um call to action em todas as publicações.

Durante a black friday deve dar a sensação de urgência nos posts para que os clientes saibam que as suas promoções vão acabar e que tem pouco tempo para aproveitá-las.

 

Invista em Publicidade

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Durante o planeamento, defina qual o budget para as campanhas que quer ativar e onde vai comunicar. As plataformas mais comuns seriam o Facebook Ads ou o Google Ads. Estes anúncios devem ser pensados e planeados para destacarem as promoções da Black Friday, tornando assim a mensagem muito mais específica para os consumidores.

Deve pensar-se numa campanha de Remarketing, para os visitantes do website que não concluíram uma compra, visto que estes potenciais clientes já mostraram interesse nos produtos e/ou nas promoções mas por algum motivo não concluíram o último passo da conversão, a compra.


Acompanhe e analise os resultados, durante e após a Black Friday

Acompanhe-e-analise-os-resultados

Antecipadamente deve verificar se o Google Analytics está bem configurado (assim como o facebook pixel, se utilizar) para que, no fim da Black Friday, tenha a possibilidade de comparar a performance deste ano com o ano interior, determinando se as campanhas foram um sucesso ou não. 

Quais as páginas mais visitadas? Quanto tempo ficam numa determinada página? Quantas pessoas abandonaram o carrinho antes de finalizar a compra? Estas são algumas questões que devem e podem ser respondidas ao analisar os dados de Google Analytics.

Além de analisar os resultados, deve perceber também o que a concorrência fez para se destacar nesta época, estudar o tipo de anúncios que fizeram, os emails que enviaram e as promoções que estiveram disponíveis.

 

Conclusão

São vários os passos a serem dados para uma estratégia bem planeada para um evento tão impactante nos seus clientes como este. Cabe a si, definir os seus objetivos e ir de encontro ao que o seu potencial cliente procura.

Por vezes, por falta de know how ou experiência no mundo digital, poderá não saber exatamente qual a melhor estratégia para o seu negócio, ou em quais e como deve atuar nos meios digitais.

 Com um leque variado de clientes, a Curiosidade tem uma vasta experiência em diferentes mercados e consegue, certamente, adotar a melhor estratégia à sua marca. Fale melhor connosco para saber como podemos ajudar.

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