Curiosidade como parceiro online.
O Rock in Rio procurava na Curiosidade uma agência que se assumisse como parceiro fiel no desenvolvimento da sua presença online para a edição de Lisboa. E encontrou muito mais do que isso.

O cliente.
A marca/evento Rock in Rio dispensa apresentações. É o maior e mais mediático evento de música do Mundo.
Como tal, toda a sua presença “extra-evento” deve representar isso mesmo, e a vertente online é, talvez, a mais fundamental de todas nos dias de hoje.

Com um cartaz diversificado, procurando agradar a todos os públicos, o Rock in Rio sempre nos habituou a trazer as maiores estrelas mundiais da música aos seus palcos, fazendo estas parte de um evento que, sob o mote "Por um Mundo Melhor", vai muito para além da música e proporciona toda uma experiência a quem nele participa.
É esta personalidade tão única que o Rock in Rio possui à escala mundial que era obrigatório transparecer na sua presença online, algo que a Curiosidade muito trabalhou.
O que fizemos.
A edição de Lisboa do Rock in Rio, em 2008, pecava ainda um pouco na sua presença online.
A “cara” online do evento não representava a sua verdadeira dimensão e personalidade, sendo que, num mundo cada vez mais “ligado”, era então necessário trabalhar esta vertente, fazendo do online um dos pilares da divulgação e promoção do evento, fazendo-o chegar a mais gente, mais facilmente, e de forma mais
apelativa.





Começou então a ligação entre a Curiosidade e o Rock in Rio, que se mantém até hoje e de onde já surgiu um conjunto vasto de projetos de referência a nível nacional e internacional.
Rock in Rio Lisboa.
Neste sentido, um dos primeiros projetos que assumimos foi o desenvolvimento do novo site oficial do
Rock in Rio Lisboa, concluído em 2009, antecipando assim a edição de 2010.
O website é o eixo central de qualquer presença online, representando a marca o melhor possível, daí a
necessidade de trabalharmos imediatamente para dar ao Rock in Rio Lisboa um site que representasse
o verdadeiro “fenómeno” que ele é.

Transição do site antigo, cuja imagem estava datada e visualmente pouco moderna, para o novo, feito pela Curiosidade e lançado em 2010.
No desenvolvimento deste novo site, tivemos em conta todas as melhores e mais modernas práticas de Design e Usabilidade da altura, focado no destaque das novidades que iam surgindo sobre o evento e no fácil acesso a toda a informação relevante, como o Mapa detalhado da Cidade do Rock, a candidatura ao Voluntariado e inclusive a compra de bilhetes. Tudo o que era fundamental saber sobre o evento concentrava-se agora de forma organizada e com um visual simples e apelativo.
Pormenores.
Minuto a Minuto.
Uma das peculiaridades mais interessantes e inovadoras deste site era a sua versão ligeiramente alterada para durante os dias de festival, onde o site ganhava uma nova área, de "Minuto a Minuto", em que este era atualizado constantemente e em tempo real com toda a informação relevante do que se estava a passar em cada um dos palcos do festival, algo que contribui para um tráfego muito maior ao website.



Rock in Rio Madrid.
Neste mesmo ano de 2009 anunciava-se a primeira edição do Rock in Rio em Madrid, para 2010, e desta forma, a Curiosidade acabou por ficar também responsável pelo desenvolvimento do Site Rock in Rio Madrid, seguindo todo o projeto traçado para o de Lisboa, contribuindo para a coerência da marca Rock in Rio internacionalmente.



Estes novos sites trouxeram sem dúvida alguma bastante valor acrescentado ao plano e à estratégia de comunicação do evento, que possuía agora uma plataforma otimizada e apelativa para mostrar a todo o público-alvo a verdadeira dimensão do Rock in Rio.
Sites 2012.
"Em equipa vencedora não se mexe" e assim, a Curiosidade voltou a ser o parceiro escolhido para a comunicação online da edição de 2012 do Rock in Rio Lisboa e Madrid.




Rock in Rio Lisboa.
Para 2012, a receita foi a mesma: simplicidade, navegabilidade e relevância, mas com mais funcionalidades e um visual ainda mais moderno e arrojado.

Mais informação.

Mais destaque.

Mais Redes Sociais.
Transmissão online.
Á semelhança do ano anterior, este site voltou a ser otimizado aquando dos dias de concertos, mas desta vez, além da funcionalidade "Minuto a Minuto", foi ainda dado grande destaque à transmissão online de grande parte dos concertos, à qual só era possível aceder a partir do site.
Tudo isto, apoiado por uma total integração e complementaridade do trabalho feito nas redes sociais, também da responsabilidade da Curiosidade e abordado mais à frente.




Estes fatores levaram o site a atingir valores recorde a nível de visitas, sendo que num dos dias de concerto o site chegou a registar mais de 200 mil visitas!
Um número extraordinário tendo em conta o panorama português de utilização de internet.
200.000
visitas
Rock in Rio Madrid.
Para o Site de Madrid, seguimos novamente o mesmo modelo de sucesso pensado para Lisboa, o que se refletiu em resultados igualmente positivos.
Microsites.
Ambos os sites de Lisboa e Madrid, lançados com mais de um ano de antecipação à data de realização do evento, tanto em 2010 como em 2012, serviram como ponto central para a dinamização de um sem número de acontecimentos e ações contempladas na cronologia pensada pelo Rock in Rio para a promoção do festival, como a realização de vários passatempos, um casting para a nova cara do evento e também a associação a projetos de caráter social.
Todas estas ações constituíram assim um conjunto de novos projetos, nomeadamente dezenas de microsites relativos a cada uma das ações dinamizadas, feitos paralelamente ao site principal.
Mais de 20 microsites foram feitos para a promoção das mais variadas ações.
APPS.
Dentro deste longo trabalho efetuado para o Rock in Rio, destaca-se ainda o Desenvolvimento de algumas Apps para a promoção do festival.

Um exemplo é a "50 Dias, 50 Músicas", que procurava acompanhar de forma original o countdown dos dias até ao primeiro dia de concertos.
Serviços
Em suma, estes foram os serviços que prestamos ao longo deste projeto:
A equipa
Estas foram as caras envolvidas em todo este projeto.
- Ivan CunhaGestão de Projeto e Assistência permanente ao Cliente.
- Cátia RodriguesDesenvolvimento de Jogos e Aplicações.
- Andrea SousaDesign de Sites, Microsites, Jogos, Aplicações e Artes.
- Catarina MoreiraDesenvolvimento de Sites, Microsites e Aplicações.
- Daniel Serrano(ex curioso)Gestão de Projeto.
- David Mendonça(ex curioso)Gestão das Redes Sociais e Produção de Conteúdos
- Marco Pinto(ex curioso)Desenvolvimento de Sites, Microsites e Jogos.
- Ricardo Gil(ex curioso)Gestão das Redes Sociais e Produção de Conteúdos