Curiosidade como parceiro online.

O Rock in Rio procurava na Curiosidade uma agência que se assumisse como parceiro fiel no desenvolvimento da sua presença online para a edição de Lisboa. E encontrou muito mais do que isso.

O cliente.

A marca/evento Rock in Rio dispensa apresentações. É o maior e mais mediático evento de música do Mundo.
Como tal, toda a sua presença “extra-evento” deve representar isso mesmo, e a vertente online é, talvez, a mais fundamental de todas nos dias de hoje.

Rock in Rio

Com um cartaz diversificado, procurando agradar a todos os públicos, o Rock in Rio sempre nos habituou a trazer as maiores estrelas mundiais da música aos seus palcos, fazendo estas parte de um evento que, sob o mote "Por um Mundo Melhor", vai muito para além da música e proporciona toda uma experiência a quem nele participa.

O que fizemos.

A edição de Lisboa do Rock in Rio, em 2008, pecava ainda um pouco na sua presença online.
A “cara” online do evento não representava a sua verdadeira dimensão e personalidade, sendo que, num mundo cada vez mais “ligado”, era então necessário trabalhar esta vertente, fazendo do online um dos pilares da divulgação e promoção do evento, fazendo-o chegar a mais gente, mais facilmente, e de forma mais apelativa.

Rock in Rio 1 Rock in Rio 2 Rock in Rio 3 Rock in Rio 4 Rock in Rio 4

Começou então a ligação entre a Curiosidade e o Rock in Rio, que se mantém até hoje e de onde já surgiu um conjunto vasto de projetos de referência a nível nacional e internacional.

Rock in Rio Lisboa.

Neste sentido, um dos primeiros projetos que assumimos foi o desenvolvimento do novo site oficial do Rock in Rio Lisboa, concluído em 2009, antecipando assim a edição de 2010.
O website é o eixo central de qualquer presença online, representando a marca o melhor possível, daí a necessidade de trabalharmos imediatamente para dar ao Rock in Rio Lisboa um site que representasse o verdadeiro “fenómeno” que ele é.

Rock in Rio - 2004 - 2009

Transição do site antigo, cuja imagem estava datada e visualmente pouco moderna, para o novo, feito pela Curiosidade e lançado em 2010.

No desenvolvimento deste novo site, tivemos em conta todas as melhores e mais modernas práticas de Design e Usabilidade da altura, focado no destaque das novidades que iam surgindo sobre o evento e no fácil acesso a toda a informação relevante, como o Mapa detalhado da Cidade do Rock, a candidatura ao Voluntariado e inclusive a compra de bilhetes. Tudo o que era fundamental saber sobre o evento concentrava-se agora de forma organizada e com um visual simples e apelativo.

Pormenores.

Minuto a Minuto.

Uma das peculiaridades mais interessantes e inovadoras deste site era a sua versão ligeiramente alterada para durante os dias de festival, onde o site ganhava uma nova área, de "Minuto a Minuto", em que este era atualizado constantemente e em tempo real com toda a informação relevante do que se estava a passar em cada um dos palcos do festival, algo que contribui para um tráfego muito maior ao website.

Rock in Rio 2009 - Minuto a Minuto Rock in Rio 2009 - Minuto a Minuto Rock in Rio 2009 - Minuto a Minuto

Redes Sociais.

2009 foi ainda um ano em que as Redes Sociais apresentaram um grande boom de crescimento, passando a fazer parte da vida da maioria dos internautas, e nesse sentido, tivemos a preocupação de ter todo o site otimizado para a fácil partilha e
disseminação de todos os conteúdos por estas redes.

Rock in Rio 2009 - Minuto a Minuto Rock in Rio 2009 - Minuto a Minuto

Rock in Rio Madrid.

Neste mesmo ano de 2009 anunciava-se a primeira edição do Rock in Rio em Madrid, para 2010, e desta forma, a Curiosidade acabou por ficar também responsável pelo desenvolvimento do Site Rock in Rio Madrid, seguindo todo o projeto traçado para o de Lisboa, contribuindo para a coerência da marca Rock in Rio internacionalmente.

Rock in Rio Madrid 1 Rock in Rio Madrid 2 Rock in Rio Madrid 3

Estes novos sites trouxeram sem dúvida alguma bastante valor acrescentado ao plano e à estratégia de comunicação do evento, que possuía agora uma plataforma otimizada e apelativa para mostrar a todo o público-alvo a verdadeira dimensão do Rock in Rio.

Sites 2012.

"Em equipa vencedora não se mexe" e assim, a Curiosidade voltou a ser o parceiro escolhido para a comunicação online da edição de 2012 do Rock in Rio Lisboa e Madrid.

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Rock in Rio Madrid 2012
Rock in Rio Lisboa 2012
Reflexo

Rock in Rio Lisboa.

Para 2012, a receita foi a mesma: simplicidade, navegabilidade e relevância, mas com mais funcionalidades e um visual ainda mais moderno e arrojado.

Rock in Rio Lisboa 1

Mais informação.

Rock in Rio Lisboa 2

Mais destaque.

Rock in Rio Lisboa 3

Mais Redes Sociais.

Transmissão online.

Á semelhança do ano anterior, este site voltou a ser otimizado aquando dos dias de concertos, mas desta vez, além da funcionalidade "Minuto a Minuto", foi ainda dado grande destaque à transmissão online de grande parte dos concertos, à qual só era possível aceder a partir do site.

Tudo isto, apoiado por uma total integração e complementaridade do trabalho feito nas redes sociais, também da responsabilidade da Curiosidade e abordado mais à frente.

Rock in Rio Lisboa - Transmissão Online Rock in Rio Lisboa - Transmissão Online
Rock in Rio Lisboa - Transmissão Online 2 Rock in Rio Lisboa - Transmissão Online 2

Estes fatores levaram o site a atingir valores recorde a nível de visitas, sendo que num dos dias de concerto o site chegou a registar mais de 200 mil visitas!

Um número extraordinário tendo em conta o panorama português de utilização de internet.

200.000
visitas

Rock in Rio Madrid.

Para o Site de Madrid, seguimos novamente o mesmo modelo de sucesso pensado para Lisboa, o que se refletiu em resultados igualmente positivos.

Gestão de Redes Sociais.

Na edição de 2012 em Lisboa, a Curiosidade passou a contribuir ainda mais para aquele que é o maior festival de música do Mundo, assumindo a Gestão das Redes Sociais do evento, desde 1 ano antes ao mesmo.

Gestão de Redes Sociais 1 Gestão de Redes Sociais 2
Gestão de Redes Sociais 1 Gestão de Redes Sociais 2
Gestão de Redes Sociais 1 Gestão de Redes Sociais 2

Com uma equipa fixa de dois Community Managers, a Curiosidade assegurou que todas as novidades sobre esta edição do Rock in Rio chegavam a cada vez mais público-alvo, com uma comunicação assertiva, altamente planeada e estruturada ao pormenor, valendo-se de conteúdos apelativos e envolventes para aumentar gradualmente o buzz e a comunidade ligada ao evento até aos dias em que este se realizava.


O sucesso foi enorme, conseguindo um nível de crescimento de seguidores na ordem dos milhares por dia, e níveis de interação várias vezes superiores aos alcançados nas edições anteriores. A destacar, o aumento de 90 mil seguidores do perfil no Google + em poucos dias, e ainda a publicação de um post no Facebook que em menos de 3 minutos ultrapassou os 1500 likes!

Durante o evento!
60.256 149.200 +88.944 fãs
Planeamento atempado e rigoroso de tudo o que deveria ser comunicado nos vários canais ao longo dos dias de concertos. 1650 Gostos, 200 comentários, 190 partilhas...
... em 3 minutos!

Fruto também de um excelente trabalho de integração entre os vários canais utilizados, esta Gestão de Redes Sociais por parte da Curiosidade deu provas óbvias do seu valor em comparação com 2010, ano em que não prestámos esse serviço.

10 dias antes do evento 2010 2012
(curiosidade)
Total de visitas ao site 184.040 308.832
Total de pageviews do site 628.890 794.650
+68% +26%

Total de visitas directa e
exclusivamente provenientes do Facebook:
33.500

5 dias de evento
(mais 4 de intervalo)
2010 2012
(curiosidade)
Total de visitas ao site 461.460 982.568
Total de pageviews do site 1.368.625 2.147.868
+113% +57%

Total de visitas directa e
exclusivamente provenientes do Facebook:
64.200

Para além disto, no mês em que aconteceu o festival, o Rock in Rio foi ainda reconhecido como a marca mais mencionada pelos internautas em Portugal e esteve ainda no topo das pesquisas do motor de busca Google.


Uma recompensa fantástica para o enorme trabalho feito pela Curiosidade na dinamização da presença online deste evento.

Microsites.

Ambos os sites de Lisboa e Madrid, lançados com mais de um ano de antecipação à data de realização do evento, tanto em 2010 como em 2012, serviram como ponto central para a dinamização de um sem número de acontecimentos e ações contempladas na cronologia pensada pelo Rock in Rio para a promoção do festival, como a realização de vários passatempos, um casting para a nova cara do evento e também a associação a projetos de caráter social.

Todas estas ações constituíram assim um conjunto de novos projetos, nomeadamente dezenas de microsites relativos a cada uma das ações dinamizadas, feitos paralelamente ao site principal.

Mais de 20 microsites foram feitos para a promoção das mais variadas ações.

APPS.

Dentro deste longo trabalho efetuado para o Rock in Rio, destaca-se ainda o Desenvolvimento de algumas Apps para a promoção do festival.

Um exemplo é a "50 Dias, 50 Músicas", que procurava acompanhar de forma original o countdown dos dias até ao primeiro dia de concertos.

Serviços

Em suma, estes foram os serviços que prestamos ao longo deste projeto:

A equipa

Estas foram as caras envolvidas em todo este projeto.