SEA vs SEO, qual a melhor opção?

SEA vs SEO, qual a melhor opção?

Os motores de busca, nomeadamente o Google, são a ferramenta de eleição para mais de 90% dos utilizadores que querem informar-se sobre produtos, serviços, marcas, tudo! Logo, é fundamental ter o máximo de visibilidade neste canal apostando e investindo em Search Engine Marketing (Marketing nos Motores de Busca). Esta área divide-se por sua vez em dois tipos de trabalho distintos: Search Engine Advertising (Publicidade nos Motores de Busca) e Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca).

Os motores de busca, nomeadamente o Google, são a ferramenta de eleição para mais de 90% dos utilizadores que querem informar-se sobre produtos, serviços, marcas, tudo!

Publicidade nos Motores de Busca assenta em plataformas como o Google Ads (Antes conhecido como Google Adwords) ou o Bing Ads, que nos permitem criar campanhas de anúncios que apenas surgem quando os utilizadores pesquisam por termos relacionados com o nosso website ou negócio, termos esses que somos nós que definimos. Isto permite assim, partindo de um grande trabalho de segmentação, chegar a um público muito mais qualificado, isto é, que já sabemos estar interessado no que o nosso site oferece, permitindo alcançar excelentes resultados. Baseado normalmente no modelo CPC (custo por clique) o anunciante só tem de pagar quando o seu anúncio é efetivamente clicado, o que é positivo, no entanto, é fundamental que o site corresponda àquilo que o anúncio transmite, sob pena de termos bastantes visitas pagas ao nosso site e nenhuma delas se converter em retorno. Tem também a vantagem de ser de rápida implementação e de começar a mostrar resultados imediatamente.

Publicidade nos Motores de Busca permite, partindo de um grande trabalho de segmentação, chegar a um público muito mais qualificado, isto é, que já sabemos estar interessado no que o nosso site oferece, permitindo alcançar excelentes resultados.

SEO ou Otimização para Motores de Busca trata-se de melhorar o website em o seu conteúdo e estrutura de forma a que este apareça o melhor classificado possível nos motores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, Sapo, etc.) para certos termos (keywords) que são os mais relevantes para o nosso negócio, isto de um modo gratuito, pois não estamos a pagar ao Google, por exemplo, para nos colocar no topo da página resultados, como acontece com os anúncios. Trata-se de aparecer o melhor possível de forma orgânica, pelo facto do motor de busca reconhecer qualidade e relevância ao nosso site para a pesquisa que foi efetuada. Assim, aumenta fortemente a visibilidade do seu site, trazendo um grande acréscimo de visitas, visto que quase a totalidade dos cliques acontece na 1ª página de resultados. No entanto, este é um trabalho mais demorado, pois obriga a bastante tempo de pesquisa prévia, planeamento e implementação até que surjam os primeiros resultados, sendo que o mínimo ideal para um trabalho neste campo será de 6 meses. Ainda assim, esta é uma pratica fundamental para o sucesso de qualquer website, pois se não surgirmos nos primeiros resultados, dificilmente vamos ser encontrados pelo nosso público-alvo.

SEO, trata-se de otimizar o site para aparecer o melhor possível de forma orgânica, pelo facto do motor de busca reconhecer qualidade e relevância ao nosso site para a pesquisa que foi efetuada. Assim, aumenta fortemente a visibilidade do seu site, trazendo um grande acréscimo de visitas, visto que quase a totalidade dos cliques acontece na 1ª página de resultados. 

Respondendo então ao tópico, a nossa opinião é a de que é sempre essencial apostar num serviço de SEO para garantir que um site tem visibilidade e consegue visitas qualificadas a médio e longo prazo. No entanto, quando se procura resultados imediatos, a solução será sempre uma campanha de Adwords, que possibilita uma rápida implementação e resultados.

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