Quais os melhores meios a utilizar numa campanha de Marketing Online/Digital?

Quais os melhores meios a utilizar numa campanha de Marketing Online/Digital?

Idealmente, embora nem sempre faça sentido, uma Campanha de Marketing Online deveria englobar o máximo de meios possível, levando a que desta forma se construa uma presença forte, coerente e que abranja o público-alvo que se espalha por esses mesmos meios. No entanto, muitas vezes isto não se justifica e/ou o orçamento disponível não o permite, e sendo assim, há sem dúvida alguns meios onde é mais relevante marcar presença.

Desde logo a existência e dinamização de um website oficial da marca. Este será a 'cara' da marca no online, o eixo principal à volta do qual toda a presença se vai centrar, devendo portanto representar os valores e a personalidade da marca assim como ter toda a informação relevante a respeito dos seus produtos, serviços, lojas, formas de contacto, e muito mais. É aqui que muitas vezes os possíveis consumidores vão conhecer os seus produtos e tomar, ou pelo menos moldar, a sua decisão de compra consoante aquilo que o seu site promete e o que eles desejam ou necessitam. É essencial que este seja o mais apelativo e intuitivo na navegação de forma a deixar o utilizador agradado e aumentar assim a conversão. O site torna-se ainda mais importante caso seja possível comprar imediatamente os produtos a partir deste, através de uma loja online (e-commerce), o que vai obrigar a um grande trabalho de otimização dessa mesma loja de forma a dirigir os utilizadores à compra. Ao ser criado criado um site, qualquer que seja, torna-se imprescindível o investimento em SEO (Optimização para Motores de Busca), de forma a garantir que o website tem grande visibilidade e é fácil de encontrar pelo target.

Para além do site, outro dos meios quase obrigatório hoje em dia são as Redes Sociais, com destaque para o Facebook, a maior a nível mundial e também em Portugal, com cerca de 5 milhões de utilizadores registados. As redes sociais permitem às marcas tornarem-se, aos olhos dos consumidores, mais do que empresas que procuram apenas realizar vendas mas antes quase um “amigo” com quem se ligam regularmente e de quem recebem conteúdos interessantes, muito para além dos seus produtos. Esta relação mais próxima, vai sem dúvida contribuir para uma imagem mais positiva da marca e, consequentemente, mais vendas, mas tudo depende de uma boa Gestão das Redes Sociais. A criação de passatempos e aplicações no Facebook é uma das formas mais bem sucedidas de gerar este envolvimento entre marca e consumidor.

Outros meios muito comuns e que permitem rápidos resultados, são as campanhas de PPC, campanhas altamente segmentadas, dirigidas a pessoas que revelam interesse naquilo que a nossa marca tem para oferecer, constituindo público muito mais qualificado e propenso à compra, e permitindo um investimento mais eficaz pois apenas é cobrado o valor por cada clique de um utilizador para o nosso site, sendo portanto uma forma de conseguir resultados rápidos a um custo relativamente reduzido. As principais plataformas deste tipo de anúncios são o Google Adwords e o Facebook Ads.

Email Marketing, Online RP, Campanhas e Aplicações Mobile, entre outras coisas, enquadram também o lote dos meios mais utilizados e que mais resultados trazem para as marcas.

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