Os sites feitos em plataformas gratuitas são uma boa opção?

Os sites feitos em plataformas gratuitas são uma boa opção?

O “gratuito” e o “faça você mesmo” são duas tendências emergentes dos nossos dias, sendo que cada vez mais as pessoas procuram plataformas que lhes permitam responder às suas necessidades sem ter de gastar dinheiro para contratar um profissional ou uma empresa que o faça. De facto, existem hoje em dia algumas plataformas que possibilitam a criação de sites de forma gratuita, o que pode ser bastante útil a nível pessoal ou lúdico mas que por certo não é a melhor solução para uma marca ou empresa que se queira fixar, marcar presença e tirar retorno do online.

Estas soluções gratuitas apresentam um conjunto sério de limitações que podemos enumerar:

  • Design limitado e pouco original: de forma gratuita, apenas nos é permitido escolher um pequeno conjunto de diferentes templates, levando a que o seu site não tenha qualquer originalidade e não seja muito apelativo.
  • Funcionalidades limitadas e básicas: apenas temos acesso a funcionalidades muito básicas como a existência de um formulário de contato, por exemplo. Caso pretenda adicionar algo mais, esse tipo de add-on ser-lhe-á cobrado.
  • Inserção e Gestão de Conteúdos: quando existe, o gestor de conteúdos que disponibilizam é bastante básico e universal para todos os websites podendo não se adequar ao que pretende pois não permite customização do mesmo.
  • Personalização e Customização limitadas: depois de escolhido o template de entre os disponíveis, o seu site não poderá mudar muito, nunca mais, à exceção de alterações básicas como cores e fontes do layout.
  • Incompatibilidade com técnicas de Marketing Digital: por serem tão limitados, estes sites não permitem potenciar a visibilidade da sua marca a partir de ações de Marketing Digital.

Para além disto, e muito importante, é preciso pensar que aquilo que poupa ao utilizar estas plataformas está a ser gasto no tempo que terá de investir e dedicar para conseguir construir um site do seu agrado e minimamente à imagem da sua empresa.

artigos relacionados » ver todos