O que é o PageRank e como aumentá-lo?

O que é o PageRank e como aumentá-lo?

PageRank é um conhecido algoritmo do motor de busca Google, que, explicando de forma simples, mede a importância de cada página consoante o seu conteúdo e a forma como este se interliga com outros websites, e o avalia numa escala de 1 a 10. Neste algoritmo, quando uma página tem um link para outra, é como se se tratasse de um Voto, em que a primeira página afirma que a segunda é relevante. Assim, quanto mais backlinks (links a direcionar para o nosso site) tiver mais relevante o site será aos olhos deste algoritmo e do motor de busca em si. No entanto, isto não acontece de forma tão linear e existe uma avaliação da qualidade de cada link, por forma a evitar práticas incorretas como a compra de links ou a criação massiva de sites apenas para colocar links. O Google analisa então a relevância e a qualidade de cada site de onde os links provêm, tentando garantir que estes são fidedignos, havendo links que são ignorados.

O Link Building (Angariação de links) é uma das vertentes fundamentais de um trabalho de SEO – Otimização para Motores de Busca, onde se procura, de diversas formas, conseguir que os sites mais relevantes dentro da mesma área de interesse coloquem um link para o nosso site, servindo como um voto à qualidade do nosso site.