O que é Content Marketing e porque é tão importante?

O que é Content Marketing e porque é tão importante?

Content Marketing, antes de mais, passa por uma vertente inserida no trabalho de SEO, trabalho este que engloba um conjunto variado de alterações e otimizações que se podem e devem implementar não só no website mas em todos os meios utilizados na Presença Online de uma marca ou empresa, garantindo melhores resultados e muito mais visibilidade para a empresa.

É então dentro deste trabalho de otimização do site para motores de busca que somos obrigados a dar grande atenção ao Content Marketing. Em suma, trata-se da criação de conteúdos otimizados sobre a empresa e a sua área de atuação, indo desde os assuntos mais específicos aos mais abrangentes, sempre dentro dos temas mais relevantes para este negócio e sempre tendo em atenção as palavras-chave certas para levar cada vez mais público-alvo a conhecer a empresa.

Content Marketing trata-se da criação de conteúdos otimizados sobre a empresa e a sua área de atuação, tendo em atenção os temas e palavras-chave certas para levar mais público-alvo a conhecer a empresa.

Isto pois na internet de hoje em dia “o conteúdo é rei”, e as marcas com mais e melhor conteúdo são as que agarram mais atenção e tempo do seu target. No entanto, é fundamental que este conteúdo tenha valor para o público-alvo, pois só assim vai trazer benefícios para a empresa.

Na internet de hoje em dia “o conteúdo é rei”, e as marcas com mais e melhor conteúdo são as que agarram mais atenção e tempo do seu target.

Talvez perto de 90% do conteúdo que circula na internet é duplicado e portanto, produzir conteúdos únicos vai constituir um ponto forte para levar as pessoas a encontrarem e interessarem-se pela empresa, pois esta está a dar algo 'valioso' ao utilizador que procurar saber mais sobre os temas em questão. Por isto mesmo, os conteúdos são muitas vezes utilizados como forma de levar os utilizadores a registarem-se no site ou ficarem de alguma forma ligados à empresa, sendo essa a única forma de acederem aos conteúdos. Estes registos e esta base de dados de potenciais clientes que se gera assim tem bastante valor para a empresa.

Assim, os Conteúdos permitem:

  • Captar Registos/Leads, pois servem como moeda de troca.. 
  • Ser encontrado nos motores de busca.. 
  • Ter muitas mais visitas.. 
  • Ser referenciado/partilhado por outros.. 
  • Aumentar a presença e 'pegada' digital.. 
  • Aumentar a credibilidade e reconhecimento da marca.

Tudo depende da qualidade dos conteúdos e da frequência com que são criados. É fundamental estarem sempre actualizados.

A título de exemplo prático, esta nossa área de Suporte e todos estes Artigos que a Curiosidade publica estão inseridos na nossa estratégia de Content Marketing, onde nos preocupamos em criar e disponibilizar conteúdos que sejam realmente relevantes para o nosso público-alvo e o possam ajudar, acrescentar valor, levando a que mais pessoas nos descubram e reconheçam as nossas competências como especialistas do Digital.

São conteúdos que não devem ter um tom e uma abordagem notoriamente comercial e de venda dos nossos produtos mas sim a intenção de ser útil para o visitante.

São conteúdos que não devem ter um tom e uma abordagem notoriamente comercial e de venda dos nossos produtos mas sim a intenção de ser útil para o visitante que há depois construir uma imagem mais positiva da nossa marca.

Um outro exemplo simples será o de uma marca de Açúcar que tem uma área no seu site só com várias receitas de doces. O público procura e interessa-se pelas receitas e ao encontrar no site daquela marca vai imediatamente perceber que esta é uma boa opção para a confeção ideal das receitas apresentadas, o que se reflete em mais notoriedade de marca e, provavelmente, mais vendas.

Saiba mais connosco e comece a trabalhar na sua estratégia de conteúdos para captar cada vez mais público.