Marketing Digital: Expectativa vs Realidade

Marketing Digital: Expectativa vs Realidade

O marketing digital tem vindo a evoluir ao longo dos últimos anos e uma boa estratégia de marketing digital implementada numa empresa tem, por norma um impacto bastante positivo nos objetivos que se pretendem atingir. Cada vez mais as empresas apostam em campanhas de Google Ads e Facebook Ads para promoverem os seus serviços, visto que estas plataformas tem um poder de segmentação e alcance muito superior a ferramentas mais tradicionais como a televisão ou a rádio.

O mundo digital é cada vez mais acessível e muito facilmente qualquer pessoa com acesso à internet e um pequeno investimento consegue criar e lançar uma campanha de publicidade num curto espaço de tempo mas ao mesmo tempo ainda é uma área complexa onde nem todos obtêm os resultados que esperavam.

"Publicidade online traz resultados instantâneos"

Para se conseguir obter os resultados que se pretendem é preciso saber configurar uma campanha da forma correta e com o objetivo certo em mente. Campanhas de sucesso precisam de muito trabalho de preparação e de análise de dados já obtidos noutras campanhas. Os anúncios precisam de ser testados com diferentes textos e imagens e precisam de ser relevantes para o público-alvo para o qual estamos a comunicar.

"Vamos testar durante um mês"

Não se pode esperar resultados imediatos neste ramo e muito menos definir um limite de tempo para testar uma estratégia de marketing. É recomendado no mínimo 3 meses com um campanha ativa para perceber os resultados que se está a obter e onde se pode otimizar. Uma campanha de marketing digital tem uma lista extensa de otimizações que se podem fazer para melhorar a sua performance e essas otimizações precisam de tempo para que seja possível ver os resultados obtidos após essas mudanças.

Uma campanha aliada aos dados do Google Analytics  são essenciais para estas otimizações. O utilizador está a abandonar o website assim que entra pelo link patrocinado? O anúncio pode não estar a ser relevante para o target escolhido. Precisamos sempre de compreender os dados que temos para melhorar as nossas campanhas.

Não existe test-drives nesta área.

"Campanhas de visibilidade = mais clientes"

Durante algum tempo criaram-se campanhas onde o objetivo era apenas mostrar a marca ("brand awareness") e que estas campanhas iriam atrair mais clientes visto que mais pessoas iam conhecer a marca. Esta parece uma lógica correta mas as boas práticas dizem-nos que este tipo de campanhas acabam por não ter bons resultados em gerar novos clientes visto que grande parte do público alcançado pode não ter interesse no nosso produto ou serviço e acabam por ser mais dispendiosas do que campanhas bem estruturadas com um público-alvo bem definido que sabemos que vai estar interessado no que estamos a comunicar.

"Campanhas de publicidade são caras"

A realidade é que para se lançar uma campanha é preciso investimento, no entanto com a ajuda certa nesta área melhorar o ROI (Retorno sobre o Investimento) ao longo do decorrer de uma campanha vai ser sempre uma das prioridades a ter em conta e consegue adaptar-se diversos tipos de investimentos a várias campanhas. Nem sempre as melhores campanhas são as que se investiu mais dinheiro.

 

Estas são algumas das expectativas que algumas empresas têm ao iniciar um investimento no marketing digital e que, por vezes não correspondem ao esperado e acabam por desistir e achar que foi um má ideia investir.