Já ouviu falar em Inbound Marketing?

Já ouviu falar em Inbound Marketing?

Esta inovadora forma de pensar e implementar estratégias de inbound marketing, apesar de ainda ser desconhecida por alguns, baseia-se na publicação de conteúdo de qualidade, criado exclusivamente para alcançar um target especifico através de técnicas de marketing digital de atração.

Atrair o cliente através de conteúdo de qualidade

Conquistar o interesse do cliente é a expressão chave que qualifica esta técnica de marketing de atração ou inbound marketing. Contrariamente às tradicionais técnicas de marketing, em que são as marcas que "vão atrás" dos potenciais clientes, com os seu produtos, no Inbound Marketing, o processo inverte-se, verificando-se uma técnica que consiste, na produção de conteúdo qualificado e focado na apresentação de mais valias e melhores relações com o produto ou serviço, captando a atenção e o reconhecimento do potencial cliente e atraindo-o.

A regressão do Outbound Marketing é o resultado das mudanças de comportamento dos consumidores. Cada vez mais, as pessoas têm noção e controlo da informação que recebem e do modo como recebem essa informação.No Outbound Marketing, quem tem esse controlo é a empresa e não o consumidor. 

Força do Inbound Marketing face ao Outbound Marketing

O Inbound Marketing é responsável pela maior percentagem de cliques na web, enquanto que o Outbound Marketing é responsável por menos de 10% dos cliques verificados. No primeiro caso o custo médio de aquisição de um novo cliente é baixo, enquanto que no segundo caso é elevado.A comunicação, no Inbound Marketing é interativa e não unidirecional como acontece no Outbound Marketing.O cliente chega até à marca através dos motores de busca, referências e redes sociais com Inbound Marketing, enquanto que no Outbound Marketing a marca é que chega até aos clientes através de TV, rádio e banners.As empresas fornecem valor acrescentado para o consumidor e têm um papel educativo e de entretenimento quando a sua estratégia é de Inbound Marketing, o mesmo já não acontece através do marketing tradicional.

Funil de Inbound Marketing

O processo de Inbound Marketing contempla diferentes fases. O planeamento baseia-se na identificação de necessidades e consideração das motivações iniciais que levam as pessoas a procurarem informação. O alcance, consiste em pesquisar e explorar redes sociais e blogs para alcançar cada vez mais utilizadores com conteúdos relevantes. A ação implica a tomada de decisões, através do conteúdo que ajuda a resolver problemas, com dicas, sugestões e ideias. A conversão, tal como o nome indica, transforma utilizadores em clientes. E o envolvimento, através do qual clientes satisfeitos, convertem-se em seguidores e embaixadores da marca.

As fases atrás descritas enquadram-se no funil de marketing proposto pelo Inbound Marketing, dividido da seguinte forma: TOFU, MOFU e BOFU (siglas respetivas para Topo do Funil, Meio do Funil e Base do Funil).