Como se processam os Pagamentos numa Loja Online?

Como se processam os Pagamentos numa Loja Online?

De entre os mais variados tipos de site que fazemos, temos os de E-Commerce, Lojas Online, especialmente interessantes para a maioria das empresas que procuram potenciar as suas vendas ao abrirem um 'ponto de venda' que chega a muito mais potenciais clientes do que uma loja física, são uma "montra para o mundo".

Mas desde logo surgem muitas dúvidas... sobre a manutenção da mesma, a gestão de stock, a sincronização da informação com o resto das vendas offline e, a que aqui destacamos, a forma como se processam os pagamentos e compra e venda dos meus produtos ou serviços. Passamos então a explicar de forma simples e resumida.

Na quase totalidade das lojas online que são desenvolvidas, tudo o que é necessário é que se opte por um Gateway de Pagamentos ja existente, que tratará de todo o processo.

Na verdade, o processo e formas de pagamento numa loja online podem ser as mais variadas, dando assim mais opções e facilidade a um potencial cliente de efetuar uma compra, o que é extremamente vantajoso para levar a mais vendas. O que acontece é que na quase totalidade das lojas online que são desenvolvidas, tudo o que é necessário é que se opte por um Gateway de Pagamentos ja existente, que tratará de todo o processo e disponibilizará, conforme o plano contratado, as várias opções de pagamento, bastando depois implementar este gateway na respetiva loja online.

Estas plataformas permitem pagamentos quer por Multibanco, Cartão de débito ou cartão de crédito, conforme preferir para a sua loja, e tudo o que tem de se fazer para a configuração e implementação destes gateways é simples (podendo contudo variar um pouco entre as várias empresas que fornecem este serviço).

Tudo funciona à base de Referências, que são atribuídas aos vários produtos da sua loja e permitem assim que o pagamento seja processado e registado pelo gateway e o valor da compra prontamente enviado para o proprietário da loja.

Tudo funciona à base de Referências, que são atribuídas aos vários produtos da sua loja e permitem assim que o pagamento seja processado e registado pelo gateway e o valor da compra prontamente enviado para o proprietário da loja, funcionando 24 horas e sem que este tenha de se preocupar com mais nada.

Dependendo do gateway de pagamentos que optar, este processo pode variar mas será sempre igualmente simples.

Como é esperado, estas plataformas cobram um pequeno valor por cada transação ou por mensalidade fixa, dependendo do plano e empresa que optar, o que influencia também o dito custo.

Caso pretenda avançar para uma loja online ou tiver ainda alguma dúvida em relação a este assunto não hesite em contactar-nos.