Como saber se os utilizadores navegam corretamente no meu site?

Como saber se os utilizadores navegam corretamente no meu site?

A Navegação e a Usabilidade de um website são fatores críticos para o sucesso do mesmo. Se a experiência de utilização é confusa e a navegação pouco clara, não falando já em questões de design, rapidamente o utilizador perde o interesse e sai do site para procurar outro que lhe seja mais simples e intuitivo. Logo, é fundamental saber como navegam os utilizadores e potenciais clientes no meu site, e de que forma posso melhorar essa experiência. Uma regra elementar diz que, qualquer que seja o objetivo do utilizador e aquilo que procure no site, este deve precisar de um máximo de 3 cliques até o encontrar.

Uma forma muito básica de testar a navegação e usabilidade é pedir aos seus familiares e amigos mais próximos que entrem no site como se se tratassem de um potencial cliente-tipo e, de forma isenta, navegassem no mesmo como se nunca o tivessem visto anteriormente, tendo um objetivo fictício em mente, como efetuar uma compra ou conhecer determinado produto em pormenor. Foi fácil e rápido encontrar tudo o que pretendiam? Tiveram de lhe colocar alguma questão? Se sim, é porque a navegação não é tão explicita assim e talvez mereça ser revista. Contudo, mesmo com muita boa vontade, os seus familiares e amigos não se aproximarão realmente dos seus clientes base e este pequeno teste não basta para aferir se o site é simples de navegar.

Para perceber de que forma os utilizadores estão a experienciar e a navegar num website é inevitável recorrer a ferramentas profissionais que nos mostram uma série de indicadores e gráficos em tempo real de como é a interação do público com o site. Algumas das informações mais úteis a que temos acesso são os heatmaps (mapas de calor), que mostram com precisão os locais por os visitantes passaram o rato e onde clicaram, assim como todo o percurso efetuado desde que entraram até abandonarem o site. Isto permite-nos, sucintamente, perceber se os utilizadores estão de facto a tomar atenção e a clicar nos locais que nos queremos que eles cliquem e conheçam na nossa página.

Consulte-nos e faça já a análise do seu website e da forma como o público-alvo navega.

artigos relacionados » ver todos