Como estruturar o site da minha marca?

Como estruturar o site da minha marca?

O site da sua marca será o eixo central da sua presença online e por isso este deve estar estruturado de modo a responder da forma mais eficiente possível às necessidades dos utilizadores interessados na marca assim como promover e captar a atenção para eventuais campanhas ou para os seus produtos.

Assim, a parte de planeamento do website, antes de qualquer esboço de design ou desenvolvimento, é a que requer maior concentração obrigando a um bom trabalho de pesquisa prévia, onde devemos analisar: a nossa empresa, os nossos serviços, os nossos objetivos, o nosso público-alvo (é fundamental conhecer o mais pormenorizadamente possível o target a quem nos dirigimos) e a nossa concorrência.

Após analisada toda esta informação pode então ser elaborada uma primeira estrutura de todas as categorias e conteúdos correspondentes que queremos inserir no site indo ao encontro do que os nossos potenciais consumidores querem e destacando-se em relação à concorrência. Esta primeira estrutura deve depois ser analisada do ponto de vista de SEO – Otimização para Motores de Busca, um trabalho fundamental para aumentar as probabilidades de sucesso de um site, ao fazer com que este surja muito mais bem posicionado nos motores de busca, como o Google, pois será desta forma que vamos ter melhor noção do que é realmente mais procurado pelo nosso público-alvo e a partir daí dividir o nosso site nas categorias que façam mais sentido.

Por tudo isto, a definição da estrutura de um website será sempre diferente de caso para caso, constituindo uma tarefa trabalhosa e que requer o máximo de atenção à informação que recolhemos, sob pena de estarmos a perder um grande volume de visitas e/ou negócios por termos definido mal as categorias em que o nosso site se divide.

Dando um breve exemplo, imaginando que somos donos de uma loja de calçado que pretende vender online, é fundamental perceber o tipo de pesquisas que as pessoas fazem. Será que pesquisam mais pelo tipo de calçado (casual, clássico, desportivo,..) ou pelas marcas em si? Se, ao analisarmos a informação do trabalho de SEO, percebêssemos que o tipo era mais pesquisado que a marca, poderíamos, a título de exemplo, estruturar o site da seguinte forma:

  • HOME
  • Calçado Casual
    • Marca 1
      • Modelo 1
      • Modelo 2
    • Marca 2
    • Marca 3
    • ...
  • Calçado Clássico
    • Marca 1
    • Marca 2
    • Marca 3
    • ...
  • Calçado Desportivo
    • Marca 1
    • Marca 2
    • Marca 3
  • etc

No entanto, se se verificasse o inverso, a estrutura já poderia ser a seguinte:

  • HOME
  • Marca 1
    • Casual
      • Modelo 1
      • Modelo 2
    • Clássico
    • Desportivo
  • Marca 2
  • Marca 3

Esta ligeira diferença na estrutura do site pode ser a distância entre um site de sucesso e outro, muito semelhante, mal sucedido.

Obviamente que este é um exemplo muito simplista e existe um sem número de fatores a ter em conta, sendo portanto recomendado trabalhar este planeamento com uma equipa profissional e experiente na área, que saberá definir a melhor estrutura para o sucesso do website.

Contacte-nos e comece a planear o seu website.

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