7 Motivos para Renovar Frequentemente o meu Site. [INFOGRÁFICO]

7 Motivos para Renovar Frequentemente o meu Site. [INFOGRÁFICO]

Tal como acontece com uma Loja Física, um Site não é algo que lançamos, todo ao nosso gosto e como desejávamos, e depois, simplesmente, não lhe mexemos mais e não mudamos mais nada. Antecipando um pouco do que aqui trazemos, consideramos que um site deve ser constantemente otimizado e posteriormente renovado por completo a cada 2-3 anos. E vejamos porquê.

 

Um site é a cara de uma empresa a no Online e é através deste que o público-alvo vai contactar com o seu negócio, produtos e serviços, e daí tirar uma opinião geral sobre a qualidade e credibilidade dos mesmos.

Um site é a cara de uma empresa ou marca no Online e é através deste que o público-alvo vai contactar com o seu negócio, produtos e serviços, e daí tirar uma opinião geral sobre a qualidade e credibilidade dos mesmos. É essa opinião e perceção que o possível cliente retira, bastando mesmo poucos segundos de contacto com o site, que vai influenciar se este vai considerar ou não esta marca como uma boa escolha para aquilo que ele precisa, seja um produto ou serviço. Ter uma imagem ultrapassada ou um site menos funcional pode significar a perda diária de novos clientes.

Ter uma imagem ultrapassada ou um site menos funcional pode significar a perda diária de novos clientes.

Como nas Lojas, é fundamental que um site se mantenha moderno, que se vá adequando ao comportamento e desejos dos clientes, à sua interação com os produtos e marca, às “modas” que vão surgindo e a todos os fatores que constituem a envolvente do mercado, social e tecnológica. 

Tecnologicamente falando, sabemos que o ritmo é cada vez mais acelerado e os dispositivos e ferramentas existentes alteram-se e melhoram de dia para dia, o que faz com que alguns meses seja o suficiente para algo ficar datado. Acompanhando este percurso, também as técnicas de desenvolvimento dos sites vão-se aprimorando e permitindo cada vez mais funcionalidades e mais criatividade o que leva a sites que proporcionam uma experiência muito melhor e mais agradável ao utilizador.

Pode acontecer (e acontece) que este tipo de sites se torna rapidamente o standard, isto é, o padrão de qualidade que os utilizadores já esperam que um site tenha. Se o site da minha marca se mantiver  sempre o mesmo, rapidamente o público vai começar a percebe-lo como abaixo da média e, provavelmente, abaixo da presença online dos nossos concorrentes, o que obviamente é muito negativo.

Todavia, temos noção que se coloca um entrave muito importante para todos os Gestores de Marca: “Sim, têm razão, mas eu simplesmente não posso andar a renovar o site de 6 em 6 meses pois isso terá custos!!”. Sem dúvida! E para além da questão dos custos e apesar de tudo isto que aqui falamos, os utilizadores não apreciam assim tanto a mudança constante, necessitando de um mínimo de estabilidade, ficando extremamente insatisfeitos quando se dá o caso de finalmente se adaptarem à mudança anterior quando de seguida tudo volta a mudar.

 os utilizadores não apreciam assim a mudança constante, necessitando de um mínimo de estabilidade para perceberem e se habituarem aos sites.

È por isto, que consideramos os 2-3 anos como o período mínimo e máximo para a renovação de um site, permitindo que os utilizadores se habituem ao site, se familiarizem e envolvam com este e, ainda, tenham tempo suficiente de dar feedback e sugestões válidas para serem consideradas aquando da próxima renovação. Ao mesmo tempo, diluído por estes 3 anos, a renovação de um site não constituirá um encargo grande para a maioria das empresas. 

Para concluir, importa ter em conta que, mesmo mantendo o site, é importante que este vá sofrendo pequenas melhorias constantes, mais não seja para mostrarmos aos utilizadores que este está “vivo”.

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