O Boticário | App Quantos-Queres

O Boticário |  App Quantos-Queres
cliente: O Boticário
serviços: Criatividade / Web design / Design de aplicações
01.2013

O cliente...

O Boticário define-se como “uma marca que acredita na Beleza e que se distingue pela atitude”. Trata-se de uma cadeia internacional de lojas dedicadas à Beleza e Bem-estar, com produtos de perfumaria, cuidados de rosto e corpo, maquilhagem, produtos de SPA e muito mais, formando “uma linha de produtos muito completa e que irá, certamente, ao encontro dos seus desejos e sonhos”. Em Portugal, conta com 50 lojas espalhadas pelo país e ainda uma loja online.

Neste projeto...

O Boticário encontrava-se já a perspetivar o Dia dos Namorados e que ações iria fazer para promover a ida às suas lojas numa das datas mais relevantes para este tipo de negócio, que posiciona os seus vários produtos como excelentes prendas para oferecer à 'cara-metade' neste dia especial.

Foi neste cenário que chegaram até nós para em conjunto trabalharmos um conceito engraçado e que envolvesse o público com a marca e os seus produtos em destaque para esta ocasião. Em mente, a marca tinha já a ideia de recuperar a conhecida brincadeira de criança do “Quantos-Queres?”, mas dar-lhe todo um 'twist' mais romântico e atrevido, promovendo a demonstração de amor.

O principal objetivo da marca, passava por aumentar continuamente o número de seguidores no Facebook assim como o envolvimento e interação que estes têm com a página, procurando estreitar a sua relação com O Boticário e construindo uma imagem ainda mais positiva do mesmo. Chegámos então à conclusão de que a melhor maneira de potenciar este conceito seria através do Desenvolvimento de uma Aplicação para Facebook, onde os utilizadores pudessem 'brincar' ao “Quantos-Queres?” e no final enviar uma Mensagem personalizada à sua cara-metade. Tudo isto enquanto tinham contacto com alguns dos produtos da marca.

Resultado Final...

A mecânica proposta fomentava a viralidade, ao apostar numa mistura de humor e romantismo, à qual se acrescentou a possibilidade de o utilizador ganhar prémios, aliando ainda um design apelativo e impactante, a ação tinha bons motivos para ser bem sucedida.

Ao entrar na aplicação, o utilizador era convidado a fazer Like na página, caso ainda não tivesse, para poder prosseguir. Com o propósito de aumentar a base de dados do Boticário, era depois pedido que fornecessem alguns dados básicos que serviriam também depois para que a pessoa recebesse um voucher promocional. O utilizador chegava então à área de jogo: o “Quantos-Queres”. Aí teria de escolher o número de 'voltas' que pretendia que o jogo desse. Depois de dadas as voltas, simulando visualmente o jogo verdadeiro, o utilizador teria de escolher uma das 4 cores que aparecem. Escolhida a cor, surgia:

  • uma frase 'provocante' que o utilizador era automaticamente convidado a partilhar com a 'cara-metade'. 
  • ou um prémio. Havia um prémio por dia para oferecer.

No caso da frase, depois de ser escolhida a pessoa, esta recebia o convite e, se aceitasse, era gerada uma montagem com a foto de perfil dos dois e a frase provocante.

O feedback do público foi bastante positivo e a aplicação foi bem sucedida, conseguindo cumprir o que era esperado por parte d'O Boticário com esta ação, dando assim início a um conjunto de outros projetos com a Curiosidade.

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