Festival Literário da Madeira

Festival Literário da Madeira
04.2013

O cliente...

O Festival Literário da Madeira é um evento que já se pode considerar como sendo uma das principais referências nacionais no que respeita a acontecimentos centrados na Literatura. Lançado em 2011, pretende aproximar a ilha da Madeira das “grandes vozes da Literatura”, trazendo ao Funchal alguns dos mais reconhecidos e influentes autores da atualidade, tanto nacionais como internacionais, numa semana preenchida com “Conversas, Espetáculos e Arte”.

Neste projeto...

Estava a preparar-se a 3a edição do FLM, e a organização acreditava que este ano o Festival já tinha alguma maturidade e já tinha captado a atenção de toda a Ilha, que por certo iria aderir a mais uma edição. Para 2013, o Festival contava com muitas novidades, desde o logo a criação do “Fli”, um Festivalinho com dias dedicados exclusivamente aos mais pequenos e que antecediam o evento central, cuja programação era também muito mais rica e abrangente. O objetivo era claro: superar o sucesso das edições anteriores, conseguindo captar não só a atenção do público da Madeira, o seu principal target, mas também de Portugal continental.

Do nosso lado, a tarefa passava por dinamizar e fortalecer ao máximo a Presença Online do evento, que deveria rapidamente chegar aos ouvidos de todos os amantes da Literatura em Portugal. Assim, assumimos então a Gestão das Redes Sociais do Festival, mais precisamente do Facebook, onde apostamos também em Campanhas de Facebook Ads, e ainda todo um trabalho de Relações Públicas Online e Email Marketing.

Resultado Final...

Com a clara ideia de continuamente superar as edições anteriores e fazer o festival crescer de ano para ano, sobretudo a nível de Notoriedade, a organização do FLM estabeleceu um objetivo claro para a presença no Facebook, superar a marca de 500 seguidores da página conseguidos nas edições passadas. O número reduzido deve-se ao facto de o público-alvo deste Festival, habitantes da Madeira amantes da Literatura, não ser ainda grande utilizador das Redes Sociais, mas sabiamos que conseguiríamos melhor.

A verdade é que começando com uma página nova, com zero seguidores, prontamente otimizada e completada com toda a informação das passadas edições, atingimos no espaço de um mês mais de 1500 seguidores, chegando depois ao final do evento com quase 2000. Um número visto pela organização como um enorme sucesso para o evento cuja lotação máxima dos espetáculos anda entre as 500 e as 1000 pessoas.

Tudo isto graças a um planeamento prévio bem feito de todos os conteúdos a comunicar e da forma como chegar a este target tão específico de modo envolvente e que os agarrasse. Na nossa perspetiva, os resultados não poderiam ser melhores, sendo que qualquer publicação no Facebook do FLM era alvo de várias dezenas de partilhas, muitos comentários e por vezes mais de 100 likes, mostrando elevado nível de envolvimento do público, o que prova que estávamos a comunicar da forma mais acertada.

Através de um trabalho de RP Online e Email Marketing, asseguramos que as grandes novidades sobre o FLM, como os vários anúncios dos principais autores presentes, chegavam aos principais media, sites e blogs online relacionados com a especialidade, o que, dada a boa segmentação feita e o restante trabalho, contribuiu para um aumento enorme na notoriedade do Festival.

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